TJTO aposta em tecnologia para proteger tráfego de dados entre fóruns e comarcas

O tempo de inatividade do ambiente durante a migração para a nova solução foi de apenas 30 minutos, atendendo de forma surpreendente a estreita janela de manutenção do tribunal

Compartilhar:

Um dos pioneiros na digitalização de processos e abolição do papel em processos judiciais, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) precisava modernizar sua infraestrutura para atender a demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas. Tendo a segurança de dados como ponto central da estratégia, o TJTO adotou firewalls da SonicWall para proteger o tráfego de dados gerado por 11 mil advogados cadastrados – profissionais realizam em média 3 milhões de acessos aos processos por mês, em 39 comarcas. O ambiente atende, também, 3 mil usuários internos.

 

O ambiente do TJTO é distribuído por todo o Estado de Tocantins e é altamente crítico. Para dar conta desse ecossistema, a solução da SonicWall foi instalada na sede do TJTO, Corregedoria-Geral, Anexos, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e nos fóruns das comarcas, totalizando a proteção das 47 unidades da rede.

 

Um dos principais desafios do tribunal era a agilidade na migração dos equipamentos antigos para os novos da SonicWall. A janela de manutenção não poderia atrapalhar a entrada de processos ou paralisar o ecossistema de justiça do Estado. O time de ICT Security do TJTO teve de preparar essa parada com 15 dias de antecedência.

 

De forma surpreendente, a virada da chave – a migração do ambiente antigo para o novo – durou não mais que 30 minutos. Esse sucesso foi possível com o planejamento cuidadoso das etapas anteriores, a dedicação da equipe interna e do time do nosso parceiro de cyber segurança, a CRP Tecnologia, Rodrigues da Silva, diretor de Tecnologia da Informação do TJTO. A CRP Tecnologia é parceiro de negócios da SonicWall no Tocantins e atuou em todo o processo de atendimento ao TJTO, desde a fase da RFP até o treinamento dos técnicos na nova plataforma de segurança.

 

Para dar conta do alto volume de dados, da demanda por novos serviços e da proteção contra as novas e avançadas ameaças virtuais, o TJTO lançou em junho de 2020 uma Request for Proposal (RFP) para a escolha de uma nova solução de segurança de rede. A solicitação foi atendida pela CRP Tecnologia, que apresentou a solução de Next Generation Firewall da SonicWall, a qual atendeu todas as especificações dos requisitos de segurança e com menor custo para a administração pública, diz Silva.

 

38 mil videoconferências 

 

O tráfego de dados e imagens do ambiente do TJTO é imenso: neste ano, por exemplo, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e, desse total, mais de 600 audiências de custódia. O TJTO conta, também, com o “Balcão Virtual”, que atendeu até setembro mais 8.870 solicitações via chat. O ambiente é apoiado pela solução SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade, instalada no datacenter principal, juntamente com o serviço Advanced Gateway Security Suite Bundle para prevenção de ameaças avançadas e o Sandbox (SonicWall Capture ATP) em nuvem.

 

Antes de qualquer download, todos os arquivos passam por filtros para execução controlada fora do ambiente de produção, na nuvem. O download é bloqueado automaticamente caso o arquivo contenha ameaças, explica Silva. A tecnologia consegue detectar ataques zero day, ou seja, eventos baseados em ameaças ainda desconhecidas. Isso colabora com a defesa do ambiente digital do TJTO.

 

O datacenter secundário, para contingência e recuperação de desastres, que fica a dez quilômetros da sede do TJTO, conta com o SonicWALL NSa 3650. As comarcas, por sua vez, receberam o SonicWall TZ 400 interligados por VPNs, infraestrutura que foi fundamental para apoiar o teletrabalho durante a pandemia. As principais aplicações são o sistema judicial “E-Proc”, o sistema de processo administrativo “SEI”, gestão integrada sistema extrajudicial “GISE” e o sistema de gestão de pessoas “EGESP”.

 

O TJTO adotou, ainda, o sistema de gerenciamento centralizado SonicWall GMS para ambiente distribuído. Essa plataforma concentra, em um único console, o inventário e a gestão dos equipamentos que estão espalhados em todo o Estado, facilitando o trabalho do time de TI, destaca Alan Zago, gerente comercial da CRP Tecnologia.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Investigação desevenda ciberataques usando botnets vendidos a US$ 100 na dark web

Nova análise da Kaspersky mostra ainda que é possível alugar ou comprar parte do código dessas redes de computadores fantasmas...
Security Report | Overview

Brasil é um dos 7 maiores alvos de ransomware, calcula relatório

Posicionamento da companhia ISH Tecnologia também destaca as principais vulnerabilidades cibernéticas localizadas em 2024 e os grupos criminosos mais atuantes...
Security Report | Overview

ChatGPT integrado pode auxiliar na governança e conformidade de dados?

Netskope ampliou o gerenciamento de riscos ao compliance do chatbot da OpenAI com controles de API visando controlar dados confidenciais
Security Report | Overview

Telecomunicações não foram afetadas por Apagão Cibernético, diz Anatel

Para o órgão de fiscalização, o evento ilustra que, à medida que os diversos setores econômicos passaram por transformação digital,...