Threat Lab alerta para nova campanha de phishing explora scripts de apps do Google

Pesquisadores da Check Point Software identificam campanha de e-mail de phishing que falsifica macros do Google Apps; caso os funcionários sejam vítimas desse golpe, os riscos às empresas incluem a exposição de dados confidenciais, transferência fraudulenta de fundos e interrupção das operações

Compartilhar:

Os pesquisadores da Check Point Software identificaram recentemente uma campanha de e-mail de phishing que falsifica macros do Google Apps Script – uma ferramenta usada para automatizar tarefas em aplicativos do Google.

 

As macros do Google Apps Script são populares por sua capacidade de automatizar fluxos de trabalho e integrar diversos serviços do Google, tornando-as alvos principais para criminosos cibernéticos.

 

A campanha envolve aproximadamente 360 e-mails escritos em vários idiomas, incluindo inglês, russo, chinês, árabe, italiano, alemão e francês. Os e-mails afirmam falsamente fornecer “detalhes da conta” para um registro de usuário que o destinatário nunca iniciou. A campanha permanece ativa.

 

Se os funcionários das organizações forem vítimas desse golpe por e-mail, os riscos às empresas incluem a exposição de dados confidenciais, transferência fraudulenta de fundos e interrupção operacional, entre outros.

 

Os e-mails de phishing apresentam um link no assunto que leva a uma página do Google Apps Script. Na página, os usuários encontram uma URL falsa que inclui scrip[.]google[.]com.

 

A URL alega apontar um serviço de pagamento “seguro e confiável”. Como a URL parece ser legítima, pode enganar os usuários e levá-los a divulgar informações confidenciais.

 

Para identificar esse tipo de ameaça, procure e-mails com linhas de assunto que alegam fornecer “detalhes da conta” para um registro não reconhecido. As URLs que incluem “scrip[.]google[.]com”, mas que direcionam os usuários a páginas solicitando a inserção de dados confidenciais, também são sinais de alerta.

 

Estratégias de mitigação

Aplicar filtros avançados de e-mail. Estas são ferramentas de cibersegurança sofisticadas que utilizam algoritmos e aprendizado de máquina para identificar e filtrar e-mails de phishing.

 

Utilizar ferramentas de escaneamento de URLs em tempo real, as quais podem identificar e bloquear links que direcionam os usuários para páginas maliciosas.

 

Usar ferramentas que empreguem Processamento de Linguagem Natural (NLP – Natural Language Processing) com IA para analisar o contexto e a intenção do conteúdo do e-mail.

 

Adotar ferramentas com inteligência de ameaças integrada baseada em IA, o que permite que as organizações apliquem as melhores medidas de mitigação disponíveis em qualquer momento.

 

Implementar treinamentos de conscientização sobre phishing para aumentar o conhecimento dos funcionários na identificação de e-mails suspeitos e para esclarecer as melhores práticas de reporte interno.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Um terço dos ataques DDoS miram o setor financeiro, aponta pequisa

Dados da Akamai mostram que um em cada três ataques DDoS no mundo mira o mercado financeiro; total é quase...
Security Report | Overview

Futuro da Cyber: inovações, desafios e realidade de um mercado em evolução

Com a adoção crescente da IA, surge uma responsabilidade proporcionalmente grande: proteger essas ferramentas poderosas de serem exploradas por ameaças...
Security Report | Overview

Vulnerabilidade no Google Cloud pode comprometer milhões de servidores, alerta Laboratório

Embora essa técnica de ataque seja conhecida há vários anos, a pesquisa da Tenable mostra uma alarmante falta de conscientização...
Security Report | Overview

“Como toda tecnologia, deepfake pode ser perigoso”, diz ex-CIO da Casa Branca

Theresa Payton, primeira mulher a assumir o cargo e especialista na defesa contra hackers, apontou como a tecnologia tem sido...