A TAP Air Portugal, companhia área portuguesa, comunicou que sofreu um ataque cibernético na última quinta-feira (25). A empresa informou que a ameaça foi bloqueada e a integridade operacional garantida, além disso, não há risco para a segurança de voo e nem evidências de um acesso indevido aos dados dos clientes.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), a TAP Air Portugal afirmou que o site e o aplicativo estão com algumas instabilidades e ressaltou que está trabalhando para os serviços afetados voltarem à normalidade.
“A TAP está a efetuando todos os esforços para restabelecer todos os serviços à sua normalidade depois do ciberataque e que fomos alvo. Neste momento, o nosso website e a App apresentam ainda alguma instabilidade, pelo que pedimos que tente novamente mais tarde. Obrigado”, diz nota divulgada na rede social da companhia.
Na América, África e na Europa, a companhia área é uma opção competitiva em trazer o mundo para Portugal. Além disso, o percurso da TAP também está ligado ao país da América do Sul, onde é líder mundial em ligações aéreas. Com mais de 10 destinos servidos no Brasil, a TAP opera mais de 150 frequências semanais neste mercado.
Em 2021, um ciberataque do tipo ransomware afetou o ambiente de Tecnologia da Informação da CVC Corp – que detém marcas como CVC Brasil e Submarino Viagens. Na ocasião, a companhia acionou os protocolos internos de segurança com o objetivo de identificar as causas do incidente e mitigar os impactos.
A CVC e a Submarino Viagens chegaram a divulgar notas alertando os clientes sobre o incidente, inclusive ressaltando que o embarque de viagens marcadas e reservas confirmadas não foram impactadas. É natural que um ciberataque cause um alerta para as empresas que atuam no mesmo segmento de negócio das vítimas. Tanto é que a companhia aérea Gol também chegou a emitir um alerta para seus funcionários informando o fato, além de destacar que o time de Segurança da Informação e TI está em nível de alerta máximo devido a ameaça de ataque à rede da companhia.