Suspeita de ataque teria causado suspensão de Instagram do prefeito de Manaus

Ocorrência se deu na noite entre quinta e sexta-feira (09), quando a conta oficial do prefeito David Almeida ficou indisponível, após o prefeito anunciar seu plano de governo para concorrer à reeleição. Em comunicado, a assessoria informou que o perfil já está restabelecido após contato com a Meta

Compartilhar:

O perfil oficial do atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição David Almeida (AVANTE-AM) foi retirado do ar, possivelmente devido a uma invasão cibernética à página. O procedimento de derrubada de um perfil é considerado padrão pela Meta, gestora da mídia social, quando há possíveis acessos indevidos até que a privacidade seja restaurada.

 

A paralisação correu ainda na noite de quinta para sexta-feira (09), logo após o mandatário apresentar seu plano de governo, com o qual pretende buscar a reeleição municipal no pleito marcado para outubro desse ano.

 

Pouco antes da interrupção, o chefe do executivo da capital amazonense também informou que não participaria do debate eleitoral naquela noite, devido ao que foi considerada “uma sucessão de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e sua gestão”.

 

Após algumas horas de indisponibilidade, a conta de Almeida foi restabelecida, com um novo comunicado apresentado. Nele, a equipe de campanha afirma que as atividades do perfil estavam normalizados, e que, agora, estavam reunindo informações para esclarecer as causas do ocorrido e garantir que não haja reincidência do problema.

 

Todavia, o comunicado não confirma se a causa inicial da queda da página foi, de fato, um incidente cibernético, tampouco se haveria algum tipo de motivação a esse suposto ataque, sendo ele hacktivista ou não. A Security Report entrou em contato com a assessoria do prefeito em busca dessas respostas, e caso algum retorno seja oferecido, essa nota será atualizada.

 

De acordo com a última pesquisa Quaest, David Almeida é favorito a assumir um novo mandato: ele aparece à frente na corrida à prefeitura manauara, com 33% de intenções de voto. O segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (CIDADANIA – AM), aparece 11 pontos percentuais atrás, com 22%. A gestão atual também é bem avaliada por 45% dos entrevistados.

 

Ataques cibernéticos contra contas oficiais de políticos e líderes públicos têm se tornado mais comum no Brasil nos últimos anos, frequentemente movidos por intenções hacktivistas. No último mês de junho, deputados do Partido Liberal denunciaram um ataque cibernético em massa contra seus endereços pessoais na internet. O suposto responsável por esse incidente afirmou em postagem no X que era um protesto contra o apoio à chamada “Lei do Aborto”.

 

A Security Report publica, na íntegra, o comunicado do prefeito David Almeida:

 

“Após acionamento do suporte da Meta, nossa conta de Instagram retornou à normalidade. Estamos reunindo informações para esclarecer o ocorrido e garantir que o problema não volte a acontecer”.

 

*Com informações do jornal O GLOBO

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Operações otimizadas: Como aplicar automação sobre a Segurança que importa ao negócio

Com o crescimento da IA aplicada às SecOps das empresas, garantir mais eficiência tecnológica ao setor se tornou essencial para...
Security Report | Destaques

Painel de Incidentes: Ataques de DDoS e invasões cibernéticas desafiam o poder público em 2026

Desde incidentes cibernéticos mirando municípios pelo país à indisponibilidade das principais instituições nacionais, o cibercrime trouxe novos desafios às gestões...
Security Report | Destaques

Infraestruturas críticas: a resiliência ciberfísica como prioridade estratégica em 2026

Painel no Congresso Security Leaders Nacional reforça que proteger ativos essenciais deixou de ser um tema operacional e passou a...
Security Report | Destaques

Ecossistema seguro: lideranças debatem “zona cega” da cadeia de suprimentos

Fragilidade de fornecedores, falta de visibilidade e ausência de programas estruturados expõem cadeias digitais a riscos cibernéticos. Debate no Congresso...