A CSE, subsidiária da Aker Solutions no Brasil, foi vítima de um ataque cibernético que afetou os sistemas de Tecnologia da Informação. De acordo com o comunicado divulgado nesta semana (14) ao mercado, a empresa segue trabalhando para conter e neutralizar o incidente, mas ressaltou que ainda não sabe a extensão do impacto nos sistemas da companhia.
Um diálogo com autoridades locais foi aberto e especialistas externos foram acionados para a apuração do caso. “Atualmente, o ataque é direcionado ao CSE, e os invasores afirmam que entraram nos sistemas de TI, criptografaram arquivos digitais e bloquearam o acesso aos dados”, explicou a nota.
Ao tomar conhecimento da situação, a Aker Solutions afirmou que realizou ações mitigadoras como o desligamento temporário da maioria dos sistemas de TI usados na entidade comercial CSE. Segundo a companhia, até o momento, não há indícios de que outras partes dos sistemas de TI da Aker Solutions tenham sido infectadas.
A CSE conta com aproximadamente 450 funcionários no Brasil e seu principal negócio são os serviços de manutenção e modificações para instalações de petróleo e gás offshore. Já a Aker Solutions fornece soluções, produtos e serviços integrados para a indústria global de energia.
A Security Report disponibiliza o comunicado da Aker Solutions na íntegra em tradução livre:
“A CSE, subsidiária da Aker Solutions no Brasil, foi vítima de um ataque cibernético que afetou seus sistemas de TI. A Aker Solutions está trabalhando para conter e neutralizar o ataque, mas ainda não sabe toda a extensão da situação.
O diálogo está sendo estabelecido com autoridades no Brasil sobre o incidente. A organização global de TI da Aker Solutions está trabalhando para resolver a situação junto com especialistas externos. Atualmente, o ataque é direcionado ao CSE, e os invasores afirmam que entraram nos sistemas de TI, criptografaram arquivos digitais e bloquearam o acesso aos dados.
A Aker Solutions realizou várias ações mitigadoras imediatas, incluindo o desligamento temporário da maioria dos sistemas de TI usados na entidade comercial CSE. Até o momento, não há indícios de que outras partes dos sistemas de TI da Aker Solutions além da subsidiária CSE tenham sido infectadas.
A CSE é uma subsidiária integral da Aker Solutions com aproximadamente 450 funcionários no Brasil. O principal negócio da CSE é fornecer serviços de manutenção e modificações para instalações de petróleo e gás offshore no Brasil. A Aker Solutions está fazendo o possível para limitar o impacto sobre funcionários, clientes e outros parceiros.”