SOMOS Educação investe em abordagem integrada para segurança

Como resultados alcançados após a implementação do projeto junto à McAfee, destacam-se a arquitetura de segurança integrada de único fornecedor, o gerenciamento de console centralizado e escalável, proteção completa para endpoint e proteção aprimorada para dados confidenciais

Compartilhar:

A SOMOS Educação é o principal grupo de educação básica do Brasil. A empresa possui um amplo portfólio de soluções educacionais integradas (livros didáticos, produtos digitais e serviços) e também administra escolas e cursos preparatórios.

 

Com uma equipe de segurança enxuta supervisionando 50 localidades, 3 mil máquinas e mais de 5 mil funcionários distribuídos pelo Brasil, a organização buscava acelerar sua agenda de segurança cibernética, incluindo a proteção contra ameaças avançadas, proteção das informações comerciais e preservação da privacidade dos alunos que o grupo atende. Para Juliano Pereira, CIO da SOMOS, garantir a segurança de dados confidenciais e a infraestrutura é fundamental para a maior missão da organização, que é transformar a sociedade por meio da educação.

 

Insatisfeita com seu fornecedor anterior devido a um conjunto limitado de recursos e complexidade de implementação, a equipe de liderança em TI selecionou a McAfee como principal fornecedor de segurança da organização.

 

A empresa buscava um fornecedor de soluções de segurança que a ajudasse a enfrentar desafios como impedir que dados corporativos internos e dados pessoais vazem, reduzir a complexidade do gerenciamento de segurança em um ambiente distribuído e que oferecesse soluções robustas e integradas e suporte confiável a um preço acessível, além de acelerar a detecção e a mitigação de ameaças, além de aumentar a conscientização de segurança entre os funcionários.

 

Com o total apoio da diretoria e da equipe executiva, a equipe de TI embarcou em uma jornada para solidificar e estabilizar sua estratégia de segurança cibernética.Foram implementadas as soluções McAfee® Complete Endpoint Protection , McAfee® DLP Endpoint , McAfee® Drive Encryption, McAfee® ePolicy Orchestrator®  e McAfee® Web Protection.

 

O desenvolvimento do projeto e a implementação das soluções foram realizadas em parceria com o time técnico da All Easy, empresa nacional especializada em segurança da informação, parceira McAfee há cerca de 18 anos. Demétrio Filippos, diretor da All Easy, conta que o desafio foi ainda maior devido ao tamanho da infraestrutura do grupo e a distribuição de estações de trabalho por todo o país. “Um ponto muito particular nesse projeto é o nível de sensibilidade dos dados tratados, com grande quantidade de informações de alunos tratadas pelo grupo, ainda mais porque o projeto chegou no momento que o mercado fala de GDPR (Regulação Geral de Proteção de Dados da União Europeia) e também da Lei de Proteção de Dados em sua versão brasileira”, comenta Filippos.

 

A SOMOS Educação começou o projeto com a AllEasy implantando o McAfee Endpoint Security, que fornece uma única plataforma com várias defesas – tudo, desde proteção na Web para garantir navegação segura até varreduras, que desvendam vulnerabilidades à análise comportamental e aprendizado de máquina para detectar ameaças avançadas e de dia zero.

 

O próximo passo foi a implementação do McAfee DLP Endpoint, que teve um impacto marcante na cultura da organização e naqueles que fazem uso de seus serviços educacionais. “Um dos nossos maiores desafios é mitigar qualquer dano à nossa reputação caso ocorra um incidente. Acredito que a implementação do McAfee DLP terá um efeito positivo em todos. Os alunos e seus pais se sentirão mais seguros e os funcionários ficarão mais conscientes sobre o modo como usam e transmitem dados”, destaca Willians Santos, coordenador de governança e segurança de TI da SOMOS.

 

O console McAfee ePO elevou consideravelmente a eficiência e os recursos da equipe de segurança consolidando tarefas de gerenciamento, facilitando a aplicação de políticas de proteção de dados e oferecendo um nível de visibilidade e relatórios sem precedentes. Como exemplo, o console do McAfee ePO identificou que a McAfee havia frustrado 1.065 ameaças em uma semana.A migração dos serviços estudantis para a nuvem, levou a empresa a adotar também o McAfee Web Protection, que fornece proteção e políticas consistentes tanto dentro das empresas quanto na nuvem.

 

Como resultados alcançados após a implementação do projeto, destacam-se a arquitetura de segurança integrada de único fornecedor, o gerenciamento de console único centralizado e escalável, proteção completa para endpoint, proteção aprimorada para dados confidenciais, implantação simplificada e maior tranquilidade para pais, alunos, escolas e funcionários.

 

“Estamos no início de nossa jornada e ainda temos muito a percorrer antes de alcançarmos todos os nossos objetivos, mas nos orgulhamos de estarmos liderando o caminho quando se trata de segurança cibernética. Quando nossas escolas ouvem que estamos dando a elas maior segurança, elas estão realmente satisfeitas e receptivas. Comparado a 99% das organizações educacionais no Brasil, estamos muito à frente do jogo”, afirma Pereira.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...