Sobrecarga de acessos faz site do Porto de Santos sair do ar

Ocorrência se deu nessa segunda-feira, quando o endereço ligado ao maior complexo portuário da América Latina ficou inacessível por diversas horas. Em nota, a Autoridade Portuária de Santos não informou se o caso se deu em decorrência de um incidente cibernético, mas afirma que seguirá investigando a causa da instabilidade

Compartilhar:

O site oficial do Porto de Santos ficou fora do ar durante várias horas dessa segunda-feira (25), em decorrência de uma sobrecarga inesperada de acessos ao portal. A informação foi veiculada pela Autoridade Portuária do complexo marítimo em nota publicada após a recuperação do endereço na web.

 

Rumores de que o incidente poderia ser consequência de um ciberataque começaram a circular ainda no mesmo dia, pouco antes de se constatar a instabilidade. Naquele momento, o grupo cibercriminoso Dark Storm assumiu a autoria do suposto ataque hacker em suas redes de comunicação clandestinas, sem especificar qual era a motivação das ameaças.

 

Segundo a nota do Porto de Santos, a APS continua em processo de investigação para definir a raiz do incidente e evitar novas ocorrências como essa, mas indicou, por análise preliminar, que não houve vazamentos de dados de qualquer natureza, nem ocorreram comprometimentos dos acessos aos serviços da Autoridade Portuária de Santos.

 

“A APS entende a importância do acesso contínuo ao seu site, para as operações diárias de seus clientes, usuários e parceiros, e atua para solucionar qualquer inconveniente que aquela indisponibilidade possa ter causado”, prossegue o comunicado.

 

Ainda através de seus canais próprios, o Dark Storm já vinha publicando ameaças contra a infraestrutura crítica brasileira, incluindo redes de internet, aeroportos, hospitais, sites e serviços governamentais. Até o momento, não há qualquer evidência de que essas declarações tenham, de fato, se tornado concretas.

 

A Security Report publica, na íntegra, comunicado do Porto de Santos em seu site oficial:

 

“A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que, devido a uma sobrecarga de acessos inesperada em seus sistemas, o site do Porto de Santos ficou temporariamente indisponível hoje, 25/03/2024.

 

A APS está atuando prontamente para investigar a causa raiz deste incidente e implementar as medidas necessárias para evitar futuras ocorrências. Até o momento, a análise preliminar indica que não houve vazamento ou perda de dados de qualquer natureza, nem foi comprometido o acesso aos serviços da Autoridade Portuária de Santos.

 

A APS entende a importância do acesso contínuo ao seu site, para as operações diárias de seus clientes, usuários e parceiros, e atua para solucionar qualquer inconveniente que aquela indisponibilidade possa ter causado.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

IA depende de pilotos qualificados para ajudar a Segurança, avisam CISOs

Em painel de debates organizado pela FIA Business School, líderes de Segurança de diferentes vertentes de negócio apontaram para os...
Security Report | Destaques

FC Barcelona e Fortinet formam parceria de Cibersegurança para novo estádio

A fornecedora de Cibersegurança se tornou a nova parceira do futuro Spotify Camp Nou por três temporadas, até 30 de...
Security Report | Destaques

Data leak no Ministério da Saúde: O que ainda falta corrigir na fiscalização de dados?

Nova ocorrência contra os dados do CadSUS é mais uma dentre tantas que afetaram não só a Saúde, mas diversos...
Security Report | Destaques

Polícia Federal investiga suspeito de roubar dados do CadSUS

As autoridades cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado em Nanuque, Minas Gerais. Segundo informou em...