A Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avira no Brasil, identificou uma ação dos criminosos cibernéticos por meio da propagação de um cavalo de troia a partir de páginas web com grande volume de acesso, entre elas a de celebridades do mundo esportivo e artístico. Ao acessar a estas páginas, o internauta recebe imediatamente um falso aviso de atualização de segurança Java, informando que foi detectada uma versão antiga do Java e que – por isso – não seria possível acessar o conteúdo desejado. O alerta oferece um link para iniciar a atualização do Java e, quando clicado, baixa o executável jre.8u151-windows-x64, que contém o trojan win32:Malware-gen incorporado e armazenado no serviço do Google Docs.
Este cavalo de troia se espalha através de e-mails não solicitados, de sites maliciosos ou infectados, além de redes de compartilhamento de arquivos. Sua função é realizar alterações nas configurações do sistema e do registro, o que faz com que o desempenho do sistema seja comprometido e abrindo brechas para a entrada de novos tipos de vírus. Ele também pode monitorar as atividades do usuário, como as teclas digitadas e coletar informações financeiras, de contas bancárias ou de cartões de crédito.
O trojan foi detectado pela Nodes Tecnologia ao tentar acessar uma página de um conhecido jogador de futebol da Seleção Brasileira, quando a solução antivírus deu o alerta. “Sem este tipo de alerta, qualquer internauta seria capaz de acreditar na veracidade da comunicação e prosseguir – sem saber – os passos oferecidos pelos criminosos e realizar a falsa atualização. Por isso, é altamente recomendável ter uma solução antivírus no computador e dispositivos móveis e que ela seja capaz de bloquear toda e qualquer ação maliciosa praticada pelos cybercrime”, comenta Eduardo Lopes, diretor da empresa.
Proteção em tempo real atualizada
Eduardo Lopes orienta o usuário de computador e dispositivos móveis manter sempre seus sistemas e equipamentos atualizados, com as mais recentes versões fornecidas pelos fabricantes de software. Além disso, ter uma solução antivírus abrangente e com capacidade de antecipar às ações dos criminosos online.