Nesta segunda-feira (02), o Governo de Goiás foi vítima de um ataque cibernético em seu site. Em nota enviada para a redação da Security Report, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o órgão informou que a invasão foi rapidamente identificada pelos técnicos e medidas e contenção foram aplicadas ao sistema.
Uma imagem apareceu aos usuários no momento da invasão e dizia que “Shawty Boy” havia hackeado a página e mostrava a seguinte mensagem: “Hahaha, Estado de Goiás hacked xD Aquele tour básico em seus servidores. Abraço pro TI do Estado de Goiás”.
Os especialistas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), já realizaram a reativação segura do site. O STI informou ainda que nenhum serviço de acesso ao cidadão foi afetado com a invasão cibernética. “Os efeitos do incidente ainda estão sendo avaliados pelos técnicos da Secretaria e um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil de Goiás para apurar o caso”, diz nota divulgada.
Recentemente, à Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática em virtude da ameaça recebida após uma invasão cibernética aos sistemas da pasta. Segundo informações, o invasor solicitou um pagamento para não divulgar os dados supostamente roubados dos sistemas do órgão. Essas informações corresponderiam a 0,05% dos dados armazenados pela Secretaria.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:
“Na tarde desta segunda-feira (02/05) o site www.goias.gov.br, vinculado à Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás (Secom) sofreu um ataque de hackers. A invasão foi identificada prontamente pelos técnicos e medidas de contenção foram imediatamente aplicadas ao sistema. Especialistas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), fizeram a reativação segura do site.
– Os efeitos do ataque ainda estão sendo avaliados pelos técnicos da Secretaria.
– A STI informa ainda que nenhum serviço de acesso ao cidadão foi afetado com a invasão.
– Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil de Goiás.”
*Com informações do portal G1