Sistema de Incentivo à Cultura é retirado do ar após ataques cibernéticos

Desde a última semana, a plataforma de captação de recursos via Lei Rouanet sofreu diversos ataques que visavam comprometer seu funcionamento. Devido a isso, o Ministério da Cultura optou por suspender o funcionamento do site até que possa garantir seu pleno funcionamento

Compartilhar:

O Ministério da Cultura decidiu retirar temporariamente do ar no último fim de semana a plataforma digital que recebe os projetos interessados em captar recursos via Lei Rouanet. De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) sofrer sucessivas tentativas de ataque hacker desde a última terça-feira (29).

 

Segundo nota publicada pela instituição, o incidente possui as características de ataques DDoS, em que há um aumento inesperado e agressivo de acessos à rede. A ação, que chegou a atingir 18 mil acessos simultâneos, chegou a ocasionar instabilidades e lentidão na plataforma, prejudicando os usuários reais, interessados em apresentar suas propostas.

 

“O Ministério da Cultura decidiu retirar a plataforma do ar até assegurar seu funcionamento integral. Assim que a navegação segura e estável for reestabelecida, um novo prazo para inserção das propostas será divulgado pela Pasta”, confirma a mensagem exposta no site oficial do ministério.

 

Até então, o prazo final para o envio das propostas terminaria em 31 de outubro de 2024 e, desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos.

 

Recentemente, a gestão pública brasileira tem sido frequentemente alvo de ataques de negação de serviço, como forma de impactar os serviços voltados ao atendimento da sociedade. Recentemente, órgãos como o Supremo Tribunal Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações e a Polícia Federal relataram ter sido alvos desse método de ataque após a decisão que suspendeu o uso da rede social X no Brasil.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota divulgada pelo Ministério da Cultura:

 

“Ministério da Cultura (MinC) informa que foram identificadas, desde terça-feira (29), tentativas de ataque hacker ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma responsável por receber os projetos que desejam captar recursos via Lei Rouanet. Novas tentativas continuam ocorrendo nos últimos três dias. No entanto, a segurança e a integridade do Sistema foram garantidas graças aos esforços da atual gestão, que investiu na modernização e melhorias tecnológicas da plataforma.

 

Esse ataque foi responsável pelo aumento do volume de acessos ao Salic, que chegou a 18 mil acessos simultâneos, o que ocasionou instabilidade e lentidão na plataforma, prejudicando os proponentes que de fato queriam apresentar novas propostas.

 

O prazo final para o envio das propostas terminaria em 31 de outubro de 2024 e, desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...