O Ministério da Cultura decidiu retirar temporariamente do ar no último fim de semana a plataforma digital que recebe os projetos interessados em captar recursos via Lei Rouanet. De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) sofrer sucessivas tentativas de ataque hacker desde a última terça-feira (29).
Segundo nota publicada pela instituição, o incidente possui as características de ataques DDoS, em que há um aumento inesperado e agressivo de acessos à rede. A ação, que chegou a atingir 18 mil acessos simultâneos, chegou a ocasionar instabilidades e lentidão na plataforma, prejudicando os usuários reais, interessados em apresentar suas propostas.
“O Ministério da Cultura decidiu retirar a plataforma do ar até assegurar seu funcionamento integral. Assim que a navegação segura e estável for reestabelecida, um novo prazo para inserção das propostas será divulgado pela Pasta”, confirma a mensagem exposta no site oficial do ministério.
Até então, o prazo final para o envio das propostas terminaria em 31 de outubro de 2024 e, desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos.
Recentemente, a gestão pública brasileira tem sido frequentemente alvo de ataques de negação de serviço, como forma de impactar os serviços voltados ao atendimento da sociedade. Recentemente, órgãos como o Supremo Tribunal Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações e a Polícia Federal relataram ter sido alvos desse método de ataque após a decisão que suspendeu o uso da rede social X no Brasil.
A Security Report publica, na íntegra, nota divulgada pelo Ministério da Cultura:
“Ministério da Cultura (MinC) informa que foram identificadas, desde terça-feira (29), tentativas de ataque hacker ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma responsável por receber os projetos que desejam captar recursos via Lei Rouanet. Novas tentativas continuam ocorrendo nos últimos três dias. No entanto, a segurança e a integridade do Sistema foram garantidas graças aos esforços da atual gestão, que investiu na modernização e melhorias tecnológicas da plataforma.
Esse ataque foi responsável pelo aumento do volume de acessos ao Salic, que chegou a 18 mil acessos simultâneos, o que ocasionou instabilidade e lentidão na plataforma, prejudicando os proponentes que de fato queriam apresentar novas propostas.
O prazo final para o envio das propostas terminaria em 31 de outubro de 2024 e, desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos.