Sistema de biometria facial amplia segurança na concessão de crédito

Objetivo é garantir que todas as operações de concessão de empréstimos sejam certificadas a partir do reconhecimento facial de quem ingressar na plataforma

Compartilhar:

Com forte investimento em tecnologia e em sistemas de prevenção a fraudes, o Banco Daycoval inova e agora conta com um sistema de biometria facial dos correspondentes bancários que atendem à instituição. A ferramenta visa proteger clientes da área de crédito, em especial crédito consignado. O objetivo é garantir que todas as operações de concessão de empréstimos sejam certificadas a partir do reconhecimento facial de quem ingressar no sistema.

 

Já são quase dois mil usuários cadastrados e até o fim do primeiro semestre de 2023 todos os 20 mil correspondentes do Banco Daycoval estarão cadastrados no sistema. Além do cadastramento da biometria facial dos clientes, a instituição entende que ao criar um modelo de login por reconhecimento facial de quem atua no serviço garante a rastreabilidade de todo o fluxo da operação.

 

“Se os dados mostram que a cada 7 segundos um brasileiro é vítima de fraudadores, nós aqui no Daycoval buscamos proteger e oferecer cada vez mais segurança aos nossos clientes e parceiros. O nosso Gestor de Logins é uma ferramenta moderna, segura e que evita a fraude já no acesso ao sistema”, destaca Alexandre Rhein, diretor de tecnologia do Banco Daycoval.

 

A partir do sistema desenvolvido pela área de tecnologia do Banco Daycoval, a identidade de qualquer pessoa que faça parte do quadro funcional dos parceiros da instituição passa por uma análise rigorosa de perfil, com o cruzamento de informações junto ao Banco Central e demais órgãos oficiais, dados que são combinados com a identidade facial e essa passa a ser a forma de acesso ao sistema.

 

Rhein destaca ainda que o Banco Daycoval é o primeiro no país a contar com essa tecnologia, que garante a rastreabilidade integral do processo de concessão de empréstimos. No caso do consignado, há três anos, todas as operações do banco são totalmente digitais. Ou seja, a partir dessa rastreabilidade, haverá ainda maior controle sobre as operações.

 

“O Banco Daycoval é hoje um dos bancos brasileiros com o maior número de operações totalmente digitais, caso do consignado que fechou o terceiro trimestre de 2022 em R$10 bilhões. Ou seja, a segurança é fundamental”, explica Rhein.

 

Para o diretor de tecnologia do Banco Daycoval, a biometria facial de pessoas que entram no sistema para viabilizar um empréstimo é um meio de identificar diretamente e evitar uma fraude, pois a identidade está diretamente ligada ao rosto de uma pessoa.

 

Segundo dados da Juniper Research, as perdas globais com fraudes digitais devem chegar a 48 bilhões de dólares até 2023. De olho nesses dados, o Banco Daycoval tem investido valores consideráveis anualmente na prevenção de fraudes e no desenvolvimento de ferramentas seguras para clientes e parceiros da instituição.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware