Sistema de biometria facial amplia segurança na concessão de crédito

Objetivo é garantir que todas as operações de concessão de empréstimos sejam certificadas a partir do reconhecimento facial de quem ingressar na plataforma

Compartilhar:

Com forte investimento em tecnologia e em sistemas de prevenção a fraudes, o Banco Daycoval inova e agora conta com um sistema de biometria facial dos correspondentes bancários que atendem à instituição. A ferramenta visa proteger clientes da área de crédito, em especial crédito consignado. O objetivo é garantir que todas as operações de concessão de empréstimos sejam certificadas a partir do reconhecimento facial de quem ingressar no sistema.

 

Já são quase dois mil usuários cadastrados e até o fim do primeiro semestre de 2023 todos os 20 mil correspondentes do Banco Daycoval estarão cadastrados no sistema. Além do cadastramento da biometria facial dos clientes, a instituição entende que ao criar um modelo de login por reconhecimento facial de quem atua no serviço garante a rastreabilidade de todo o fluxo da operação.

 

“Se os dados mostram que a cada 7 segundos um brasileiro é vítima de fraudadores, nós aqui no Daycoval buscamos proteger e oferecer cada vez mais segurança aos nossos clientes e parceiros. O nosso Gestor de Logins é uma ferramenta moderna, segura e que evita a fraude já no acesso ao sistema”, destaca Alexandre Rhein, diretor de tecnologia do Banco Daycoval.

 

A partir do sistema desenvolvido pela área de tecnologia do Banco Daycoval, a identidade de qualquer pessoa que faça parte do quadro funcional dos parceiros da instituição passa por uma análise rigorosa de perfil, com o cruzamento de informações junto ao Banco Central e demais órgãos oficiais, dados que são combinados com a identidade facial e essa passa a ser a forma de acesso ao sistema.

 

Rhein destaca ainda que o Banco Daycoval é o primeiro no país a contar com essa tecnologia, que garante a rastreabilidade integral do processo de concessão de empréstimos. No caso do consignado, há três anos, todas as operações do banco são totalmente digitais. Ou seja, a partir dessa rastreabilidade, haverá ainda maior controle sobre as operações.

 

“O Banco Daycoval é hoje um dos bancos brasileiros com o maior número de operações totalmente digitais, caso do consignado que fechou o terceiro trimestre de 2022 em R$10 bilhões. Ou seja, a segurança é fundamental”, explica Rhein.

 

Para o diretor de tecnologia do Banco Daycoval, a biometria facial de pessoas que entram no sistema para viabilizar um empréstimo é um meio de identificar diretamente e evitar uma fraude, pois a identidade está diretamente ligada ao rosto de uma pessoa.

 

Segundo dados da Juniper Research, as perdas globais com fraudes digitais devem chegar a 48 bilhões de dólares até 2023. De olho nesses dados, o Banco Daycoval tem investido valores consideráveis anualmente na prevenção de fraudes e no desenvolvimento de ferramentas seguras para clientes e parceiros da instituição.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Exploração de vulnerabilidades é principal causa de ransomware no setor da saúde, aponta relatório

Estudo também revelou um crescimento de ameaças de extorsão sem criptografia e forte impacto psicológico nas equipes de TI e...
Security Report | Overview

Tecnologias convergentes devem redefinir Cibersegurança 2026, prevê análise

Análise Global prevê que convergência entre IA autônoma, computação quântica e Web 4.0 deve transformar a inovação e elevar os...
Security Report | Overview

Estudo: quase 50% das empresas brasileiras não sabem como priorizar os investimentos em SI

Falta de diagnósticos e avaliações de riscos tornam as organizações reativas em relação à proteção. Especialistas indicam como entender o...
Security Report | Overview

Gartner identifica pontos cegos críticos da GenAI e alerta CIOs

Até 2030, mais de 40% das organizações sofrerão incidentes de segurança ou conformidade relacionados com shadow AI não autorizada