SI não é prioridade das empresas

Em estudo divulgado recentemente, mais de 30% dos CIOs latino-americanos disseram que o maior obstáculo para aumentar os gastos com Segurança ainda é a falta de compreensão dos superiores na importância do investimento

Compartilhar:

A Segurança ainda não é considerada um requisito fundamental à operação da empresa. Segundo um estudo divulgado pela Fortinet, cerca de 32% dos CIOs latino-americanos disseram que o maior obstáculo para aumentar os gastos com a Segurança ainda é a falta de compreensão dos superiores na importância do investimento.

 

De acordo com o levantamento, 74% dos executivos afirmaram que gastam apenas 6% ou mais dos seus orçamentos de TI especificamente em Segurança. No entanto, apenas 66% acreditam ser necessário gastar mais. Essa situação conflita com o atual cenário de segurança brasileiro.

 

O Brasil foi o País que mais recebeu ameaças cibernéticas por e-mail em todo o mundo. A razão disso seria os Jogos Olímpicos, já que em grandes eventos o ambiente se torna mais propício para ameaças cibernéticas. O estudo mostra que o volume de artefatos maliciosos e de phishing está em ascensão. A propósito, somos a região que mais visitam domínios de phishing no mundo.

 

Para agravar a situação, os protocolos de segurança praticados por aqui são mal configurados quando comparados à maioria dos países. Ainda assim, quase 50% das organizações utilizam o compartilhamento peer-to-peer de arquivos em suas redes corporativos.

 

O relatório, feito em parceria com o FortiLabs, também mostra que, em junho, o maior crescimento percentual foi na categoria de URL maliciosa atingindo 83%, em comparação com 16% para o resto do mundo. “Dentro desta perspectiva, os investimentos em segurança deverão aumentar e a Fortinet vem acompanhando esta evolução”, explica Frederico Tostes, country manager da instituição.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Escalada nos ataques amplia urgência de ecossistemas seguros, dizem CISOs

Líderes de Cybersecurity debatem no Security Leaders Rio como a IA e o crime organizado transformaram a fraude em um...
Security Report | Destaques

“Segurança que gera confiança, e não apenas protege, cria valor no negócio”

Em um cenário em que a Segurança da Informação ainda luta para superar a imagem de custo para o progresso,...
Security Report | Destaques

Security Leaders Rio debate Cyber como força do negócio

A edição do Security Leaders na Cidade Maravilhosa marca a segunda etapa da jornada de 2026 do maior e mais...
Security Report | Destaques

Brasil concentra quase metade dos ataques DDoS da América Latina

Relatório revela que o país registrou mais de 470 mil ataques em seis meses, infraestruturas de telecomunicações e serviços de...