Incidente afetou versão web do Sistema Administrativo do órgão na manhã desta quinta-feira (04). Segundo comunicado, a invasão foi contida pelo departamento de Tecnologia da Informação. A Polícia Civil foi acionada e segue apurando o caso
A Prefeitura de São José dos Pinhais comunicou que sofreu um ataque cibernético em sua versão web do Sistema Administrativo nesta quinta-feira (04) pela manhã. Segundo informações, em aproximadamente três minutos, o ataque foi identificado e a invasão foi contida pelo setor de Tecnologia da Informação.
Em comunicado enviado à Security Report na tarde desta sexta-feira (05), para evitar uma possível nova invasão, o sistema afetado segue temporariamente indisponível. O ICI – Instituto Curitiba de Informática (responsável pela manutenção deste sistema) segue trabalhando para normalizar a situação.
Segundo apuração da reportagem, quando ocorreu a invasão, os usuários que acessaram o portal foram surpreendidos por uma imagem da prefeita Niner Singer com um símbolo da placa de proibição. “Todas as ações necessárias também estão sendo tomadas e a Polícia Civil (Núcleo de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER) está sendo acionada”, afirmou a nota.
Na mesma semana, outro órgão público foi impactado pela ação dos cibercriminosos. Na noite da última terça-feira (02), a Prefeitura de Macapá sofreu uma invasão cibernética na conta oficial no Facebook. Segundo comunicado divulgado nas redes sociais poucas horas depois, o órgão informou que segue investigando o incidente junto com a plataforma Meta.
A Security Report disponbiliza o comunicado completo na íntegra:
“A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que na última quinta-feira (4), aproximadamente às 9h20, a versão web do Sistema Administrativo da Prefeitura de São José dos Pinhais sofreu um ataque cibernético do tipo defacement (ato de desfigurar a aparência de uma tela com o objetivo de transmitir uma mensagem de cunho ativista).
Em aproximadamente três minutos, o ataque foi identificado e a invasão foi contida pelo setor de TI da Prefeitura. Para evitar uma nova invasão cibernética, o sistema está temporariamente fora do ar enquanto o ICI – Instituto Curitiba de Informática (responsável pela manutenção deste sistema) já está trabalhando para normalizar a situação.
Todas as ações necessárias também estão sendo tomadas e a Polícia Civil (Núcleo de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER) está sendo acionada.”