Servidores da Prefeitura de Capão da Canoa são afetados após ataque cibernético

Compartilhar:

Em nota, órgão do Rio Grande do Sul explicou que segue verificando qual pode ter sido a razão do incidente e corrigindo todos os problemas que afetaram o site. Nenhum dado foi vazado ou afetado, além disso, medidas de segurança estão sendo analisadas e executadas

Na noite desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, sofreu um ataque cibernético em seus servidores. De acordo com comunicado divulgado na manhã seguinte (15), o órgão gaúcho repudiou qualquer tipo de discriminação por cor, raça ou gênero. O posicionamento ocorre após o cibercriminoso adicionar imagens e textos nos servidores comprometidos, o que neste momento, a Prefeitura segue trabalhando na correção.

As equipes competentes de Capão da Canoa seguem trabalhando e corrigindo todos os problemas que afetaram o site. Segundo informações, nenhum dado foi vazado ou afetado pelo incidente. Além disso, algumas medidas de segurança estão sendo analisadas e executadas pela Prefeitura.

A entidade reitera ainda, que não existe um site considerado 100% seguro, já que todos estão sujeitos a possíveis vulnerabilidades e ataques cibernéticos. “A responsabilidade de um site hackeado pode ser atribuída a diferentes fatores, e é importante analisar o contexto específico de cada situação”, diz a nota.

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

“A Prefeitura de Capão da Canoa vem a público para esclarecer e reforçar seu compromisso com a comunidade e a transparência das ações da gestão, sendo veemente contra qualquer tipo de discriminação por cor, raça, gênero ou quaisquer outros.

Conforme o Departamento de Informática, o site da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa foi atacado na noite de ontem (14/06/2023) por hackers. Foram adicionados imagens e textos por conta de quem invadiu e não por nossos servidores. Estamos trabalhando para corrigir.

Não existe um site que possa ser considerado 100% seguro. Todos os sites estão sujeitos a possíveis vulnerabilidades e ataques cibernéticos. No entanto, é possível implementar medidas de segurança para reduzir os riscos e proteger as informações dos usuários.

A responsabilidade de um site hackeado pode ser atribuída a diferentes fatores, e é importante analisar o contexto específico de cada situação. Embora seja difícil generalizar, aqui estão algumas considerações comuns:

– Falhas na manutenção e atualização, onde um site não recebe manutenção regular e atualizações de segurança, corre o risco de ficar vulnerável a ataques conhecidos. É responsabilidade do proprietário garantir que o software, plugins e sistemas operacionais estejam atualizados para evitar falhas de segurança conhecidas.

– Engenharia social: Alguns ataques ocorrem por meio de técnicas de engenharia social, em que os invasores manipulam as pessoas para obter informações confidenciais ou acesso não autorizado.

– É importante observar que, em certos casos, os hackers podem empregar técnicas avançadas e sofisticadas, tornando difícil para o proprietário do site prever e evitar um ataque.

Nestes casos, estamos verificando qual pode ter sido a razão e corrigindo todos os problemas que afetaram o site. Nenhum dado foi vazado ou afetado por este ataque. Medidas de segurança estão sendo analisadas e executadas.

Em resumo, embora seja possível tomar medidas para aumentar a segurança de um site, não há garantia de que ele seja 100% seguro. A segurança online é um esforço conjunto entre proprietários de sites, desenvolvedores, provedores de serviços de hospedagem e usuários finais.

Qualquer dúvida sobre o respectivo assunto, estamos à disposição!”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Apagão Cibernético traz lição sobre vulnerabilidade da cadeia global

A crise desencadeada pela falha na atualização do ambiente CrowdStrike mostrou como a hiperdependência de sistemas digitais pode levar a...
Security Report | Destaques

Falha em ambiente CrowdStrike provoca apagão cibernético

Diversas organizações ao redor do mundo, incluindo Linhas Aéreas, Instituições financeiras e varejistas enfrentam uma pane geral em seus sistemas....
Security Report | Destaques

SESC MG aprimora estratégia de segurança cibernética

Em parceria com a Lumu Technologies, a instituição tinha como demanda melhorar as diretrizes de Cibersegurança, superando os desafios de...
Security Report | Destaques

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados na Netshoes

Devido a um incidente cibernético contra seus sistemas internos, o e-commerce de artigos esportivos alertou o mercado na última quarta-feira...