Seguro Cibernético segue na pauta do CISO em 2024?

Dados da SUSEP apontam que os seguros contra riscos cibernéticos arrecadaram em prêmios R$ 98,12 milhões no primeiro semestre de 2023. Na avaliação do CISO da Horiens, Ronaldo Andrade, o assunto é de extrema relevância, pois, além dos impactos financeiros, os possíveis danos reputacionais são muito graves, reduzindo a confiança das pessoas na empresa atacada

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O mercado de Cibersegurança está cada vez mais dinâmico diante da transformação digital e do avanço dos ataques cibernéticos. Com a popularidade de ameaças como o ransomware, que ainda segue no topo das grandes preocupações dos CISOs, as políticas de Segurança estão mais rígidas e o seguro cibernético se tornou mais um aliado das estratégias de defesa.

 

Um levantamento da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) apontou que os seguros contra riscos cibernéticos arrecadaram em prêmios uma quantia de R$ 98,12 milhões no primeiro semestre de 2023, alta de 27,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com Ronaldo Andrade, CISO na Horiens, o assunto continua em pauta em 2024, pois, além dos impactos financeiros e das paradas operacionais, os possíveis danos reputacionais são muito graves, pois diminuem a confiança das pessoas na empresa que foi atacada.

 

Na visão do executivo, as inovações tecnológicas como a Inteligência Artificial tornam o cenário de defesa cibernética ainda mais complexo. “A IA mudou completamente a forma de lidar com proteção e análise de riscos cibernéticos. Por isso, aqui na Horiens, salientamos que se trata de uma jornada contínua à qual as empresas devem permanecer atentas”, diz o executivo.

 

Em entrevista à Security Report, ele reforça que uma estratégia de avaliação de riscos alinhada ao seguro cibernético é usada não só pelos CISOs, mas também tem pautado os CFOs na proteção financeira das empresas, garantindo a continuidade dos negócios em casos de ataques cibernéticos. “Vejo um movimento até dos CEOs para entender melhor as necessidades de uma proteção mais ampla, possibilitando uma visão 360 da Cibersegurança”, acrescenta.

 

A Horiens promoveu um encontro em São Paulo para aprofundar o assunto e o quanto o Brasil avançou nos últimos dois anos nas estratégias de contratação de seguro cibernético. De acordo com os dados da SUSEP, o total de prêmio emitido em 2019 foi de R$ 21 milhões. Em 2023 passou para R$ 205 milhões. Para Francisco Paladino, gerente de Riscos e Seguros na Horiens, existem oportunidades para crescimento, uma vez que o mercado americano de seguro cibernético, como exemplo, produz cerca de US$ 10 bilhões de prêmios ao ano.

 

De acordo com Paladino, junto com isso, um forte crescimento de sinistros foi registrado no Brasil. “Em 2020 superou 103%, já em 2021 terminou o ano em um patamar ainda bem elevado de 97%. Em 2022 e 2023 foram anos mais controlados, o que mostra que o mercado de Cibersegurança vem crescendo e se profissionalizando e ganhando mais maturidade. É importante também reforçarmos a lógica da mutualidade, ou seja, quanto mais empresas contratam seguros, mais as seguradoras produzem um colchão de prêmio para proteger impactos de sinistros nas suas carteiras e, assim, os preços tendem a cair”, completa.

 

Para Ronaldo Andrade, a parceria entre seguradoras e empresas seguradas é o caminho para combater o cenário crítico de ataques cibernéticos. “Diante de um incidente, o apoio na ocorrência de um seguro cibernético se torna essencial, assim como a participação dos agentes específicos. Daqui para frente, as seguradoras seguirão ainda mais parceiras dos clientes a fim de mensurar, avaliar e monitorar os riscos cibernéticos”, conclui o CISO.

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