Segurança em multicamadas é destaque de novos recursos de proteção

AMD destaca algumas soluções que incluem proteção para informações e dados, como: arquitetura projetada com a segurança em mente, raiz de confiança de hardware integrado, recursos de segurança perfeitos, do firmware ao sistema operacional e AMD Memory Guard

Compartilhar:

A segurança é um tema que está na agenda das empresas há vários anos e continua a ser uma prioridade para o negócio. De acordo com relatório de 2018 da Ponemon Institute, quando se trata de violação de dados as empresas têm quase 28% de chance de sofrer pelo menos um incidente do tipo nos próximos dois anos. O mesmo estudo revela que o custo médio de uma violação de dados corporativos é de US$ 3,86 milhões.

 

Os números falam por si só. Existem vulnerabilidades e é cada vez mais importante ter uma estratégia de proteção robusta, que considere a segurança do ponto de vista multicamadas. Para isso, é fundamental que haja soluções que tenham os recursos de segurança como foco, desde o design até a configuração.

 

Nesse sentido, as soluções AMD incluem proteção dentro de suas características, entre as quais se destacam:

 

• Arquitetura projetada com a segurança em mente: as arquiteturas Zen da AMD fornecem uma base de segurança sólida. A arquitetura ajuda a reduzir a exposição a ataques, pode reduzir o tempo de inatividade, exigir menos patches e pode ajudar a melhorar o custo total de propriedade.

 

• Raiz de confiança de hardware integrado: A empresa continua aprimorando sua arquitetura de silício a cada geração, ajudando a garantir que seja sempre eficaz contra ataques cibernéticos futuros. Cada arquitetura de silício da AMD vem com um processador de segurança de hardware dedicado, o “AMD Secure Processor (ASP)”, que atua como a raiz de confiança do hardware. O ASP fornece integridade de plataforma autenticando o firmware inicial carregado na plataforma – Isso se traduz em maior proteção contra firmware malicioso: se forem detectados erros ou modificações, o acesso será negado automaticamente. Desta forma, você ajuda a garantir uma atividade segura e dados protegidos.

 

• Recursos de segurança perfeitos, do firmware ao sistema operacional: Depois que o firmware inicial e o BIOS OEM são autenticados, o controle passa para o BIOS OEM, que então passa o controle para o sistema operacional. Assim, uma cadeia de confiança é mantida em toda a plataforma, permitindo que o firmware malicioso seja facilmente detectado e endereçado.

 

• Um primeiro mercado crítico: AMD Memory Guard: Os processadores AMD Ryzen ™ PRO são os primeiros processadores de uso comercial no mercado a fornecer tecnologia que ajuda a proteger os dados do usuário criptografando todo o conteúdo da memória do sistema como um recurso padrão. O AMD Memory Guard ajuda a garantir proteção robusta contra ataques de inicialização a frio, intrusão na interface DRAM e outras vulnerabilidades semelhantes usadas para obter dados de forma ilegal. Também é independente do sistema operacional e transparente para os aplicativos de software, ajudando a aumentar a segurança dos dados do zero.

 

Fortalecimento da segurança do sistema operacional

 

Essa segurança baseada em hardware de várias camadas também oferece benefícios significativos ao sistema operacional por meio dos recursos de silício subjacentes. Os recursos de segurança do Windows® 10 alavancam essa arquitetura para ajudar a fornecer uma experiência de computação mais segura para os clientes, não importa de onde eles estejam se conectando.

 

A Tecnologia Baseada em Virtualização do Windows® 10 (VBS) usa AMD-V com GMET para isolar uma região de memória segura do sistema operacional normal e evitar que aplicativos e drivers maliciosos sejam executados ou acessem a memória do sistema. Da mesma forma, o recurso Memory Access Protection da Microsoft fornece segurança contra ataques DMA e o AMD-Vi permite isso com a tecnologia de remapeamento DMA.

 

Como fornecedora líder de silício para os mercados de PC, a inovação da AMD é a chave para habilitar o Microsoft Secured-Core PC, que ajuda a proteger o dispositivo de vulnerabilidades de firmware, protege o sistema operacional de ataques e pode impedir o acesso não autorizado a dispositivos e dados por meio de controles de acesso e sistemas de autenticação. O Secured-Core PC é habilitado em plataformas AMD por meio de várias tecnologias, como AMD Dynamic Root of Trust Measurement (DRTM) e AMD SMM Supervisor.

 

“A segurança é um fator crucial para proteger as informações da empresa e dos usuários, isso se torna ainda mais relevante no contexto em que vivemos. Na AMD, entendemos essas necessidades, é por isso que nossas soluções são projetadas para garantir proteção desde seu design”, disse Alfio Fioravanti, Gerente de Vendas Corporativas da AMD Brasil.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

AI Act: Quais novos padrões globais podem ser definidos com a lei europeia?

Lei de IA da União Europeia sinaliza tendência regulatória que pode impactar o Brasil e outros países
Security Report | Overview

Identidade comprometida responde por 90% do acesso inicial à infraestrutura crítica

Relatório da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA (CISA) reforça fragilidade da gestão e da segurança em...
Security Report | Overview

Aurora Coop otimiza cibersegurança em 30% com projeto de resposta a incidentes

Empresa colhe os frutos da adoção bem-sucedida de tecnologia da CrowdStrike, que aprimorou a visibilidade do ambiente e o tempo...
Security Report | Overview

Gartner: 75% das empresas vão priorizar backup de aplicativos SaaS até 2028

Risco de interrupções de TI destaca a necessidade de cópia e de sistemas contínuos de recuperação de dados críticos empresariai