O aumento considerável de tentativas de golpes cibernéticos em todos os segmentos do mercado com forte atuação digital foi o ponto de partida para o desenvolvimento da Semana da Segurança Digital, que começa nesta segunda-feira, 26 de outubro, e vai até o dia 2 de novembro. Encabeçada pelo Itaú Unibanco, a campanha reúne um time de peso para ajudar a disseminar mensagens de conscientização, em suas respectivas redes sociais, sobre como evitar armadilhas online: Credicard, Enjoei, Evino, Fast Shop, Havaianas, Liv Up, Mastercard, Ponto Frio, Porto Seguro, Smiles, Uber, Ubook, Visa e Vivo além de iti Itaú, Rede e Itaucard.
Com o isolamento social causado pela pandemia, não só o setor bancário, mas vários players da indústria brasileira reforçaram o papel de seus ambientes digitais para que as pessoas pudessem ficar em casa, sempre que possível. “Houve uma mudança positiva nos hábitos do consumidor brasileiro, que se tornou muito mais ativo no universo online, trazendo praticidade ao seu dia a dia. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que passaram a estar vulneráveis a cibercriminosos também tomou outras proporções, por isso repensamos nossas ações de conscientização. O Itaú tem um histórico de investimento massivo nesta área, mas decidimos que precisávamos ir além, seja tornando o tom das nossas mensagens mais direto ou trazendo parceiros robustos, que nos ajudassem nesta frente de batalha contra o crime cibernético”, explica Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
“Trazer informação de qualidade e de um jeito didático sobre as melhores práticas para se mitigar os efeitos nocivos dos golpes cibernéticos é um desafio de todos os setores. Usar a rede e o alcance de marcas parceiras para difundir esse conteúdo em suas audiências é um passo muito importante para avançarmos nessa agenda”, explica Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.