De acordo com o relatório Webshoppers, o e-commerce brasileiro chegou a marca histórica de mais de R$ 87 bilhões em vendas em 2020 com mais de 13 milhões de novos consumidores. Segundo o levantamento, há uma grande oportunidade para que os novos consumidores se tornem recorrentes, 83% deles declararam que voltariam a fazer compras online.
De fato, o setor de Varejo vive um cenário novo e ganha grandes oportunidades de ascensão, entregando ao consumidor toda comodidade de compras online e atendimento multicanal. E toda essa modernidade exige também critérios rigorosos de proteção de dados. É sobre esse movimento de engajamento do cliente mostrando a importância também de se proteger no ambiente digital que o CISO do Grupo Boticário, Marcelo Miola, destaca no Security Leaders Sul, que acontece essa semana no formato 100% digital.
Com o tema: O Boticário – A proteção de dados no varejo multimarca, multicanal e multinacional, Miola traz como foco os desafios superados pela gigante do varejo em termos de inclusão de novos consumidores e revendedores no ambiente online. “A pandemia impactou muito o varejo físico e tivemos que remodelar rapidamente nossa estrutura, entender a mudança de comportamento do consumidor e nos preparar para o grande movimento de inclusão digital que o Brasil viveu nos últimos 12 meses”, destaca.
O executivo destaca que esse novo consumidor precisou também aprender como agir no mundo online, principalmente no que diz respeito aos golpes digitais. Além disso, a pandemia também causou impacto gigante na economia, deixando milhões de brasileiros desempregados e que viram na venda direta uma oportunidade de gerar renda.
“Temos hoje mais de um milhão de revendedores e muitos deles são estreantes no digital. Precisamos habilitar a Segurança na ponta e auxiliar não só em questões de atendimento, mas também em como esses revendedores podem obter mais entendimento de como golpes virtuais funcionam e como podem se defender de ataques cibernéticos”, acrescenta o CISO.
Complexidade sim, mas tudo seguro
O Grupo Boticário tem diversas marcas de mercado, além de diferentes ambientes como pesquisa e desenvolvimento de produtos, indústria, logística, varejo, comércio eletrônico e venda direta. Cada um com suas particularidades e que consomem 2 data centers, sistemas multiclouds e grandes processos digitalizados. Os dados também são críticos e exigem robustez na segurança e proteção das fórmulas e segredes industriais, informações de consumidores e transações financeiras.
“Como lidamos com tudo isso? Com maturidade em Segurança e uma estratégia baseada em padrões de conformidade, gestão de vulnerabilidades e acessos. Contamos com automação, visibilidade e criamos uma Segurança sustentável, que não está só pautada em tecnologia. Temos um programa forte de cultura de SI, treinamentos, conscientização e quase 100 Security Champions e replicadores de Segurança em toda organização”, completa Miola.
O executivo é apaixonado por liderar e desenvolver pessoas para que alcancem resultados extraordinários. Antes de chegar no Grupo Boticário, Miola passou por empresas como Dasa e Telefonica e acredita que automação e uso de tecnologias emergentes são as melhores maneiras de dimensionar os requisitos de SI e privacidade.
A programação do Security Leaders, que reuniu nesta semana líderes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estará disponível na próxima semana no canal da TVD no Youtube.