Segurança como viabilizadora de negócio

Marcelo Miola, CISO do Grupo Boticário, destaca em palestra no Security Leaders Sul como a gigante do varejo vive hoje o momento de inclusão digital da população brasileira e mantém toda infraestrutura segura, pautada em automação, visibilidade e conscientização

Compartilhar:

De acordo com o relatório Webshoppers, o e-commerce brasileiro chegou a marca histórica de mais de R$ 87 bilhões em vendas em 2020 com mais de 13 milhões de novos consumidores. Segundo o levantamento, há uma grande oportunidade para que os novos consumidores se tornem recorrentes, 83% deles declararam que voltariam a fazer compras online.

 

De fato, o setor de Varejo vive um cenário novo e ganha grandes oportunidades de ascensão, entregando ao consumidor toda comodidade de compras online e atendimento multicanal. E toda essa modernidade exige também critérios rigorosos de proteção de dados. É sobre esse movimento de engajamento do cliente mostrando a importância também de se proteger no ambiente digital que o CISO do Grupo Boticário, Marcelo Miola, destaca no Security Leaders Sul, que acontece essa semana no formato 100% digital.

 

Com o tema: O Boticário – A proteção de dados no varejo multimarca, multicanal e multinacional, Miola traz como foco os desafios superados pela gigante do varejo em termos de inclusão de novos consumidores e revendedores no ambiente online. “A pandemia impactou muito o varejo físico e tivemos que remodelar rapidamente nossa estrutura, entender a mudança de comportamento do consumidor e nos preparar para o grande movimento de inclusão digital que o Brasil viveu nos últimos 12 meses”, destaca.

 

O executivo destaca que esse novo consumidor precisou também aprender como agir no mundo online, principalmente no que diz respeito aos golpes digitais. Além disso, a pandemia também causou impacto gigante na economia, deixando milhões de brasileiros desempregados e que viram na venda direta uma oportunidade de gerar renda.

 

“Temos hoje mais de um milhão de revendedores e muitos deles são estreantes no digital. Precisamos habilitar a Segurança na ponta e auxiliar não só em questões de atendimento, mas também em como esses revendedores podem obter mais entendimento de como golpes virtuais funcionam e como podem se defender de ataques cibernéticos”, acrescenta o CISO.

 

Complexidade sim, mas tudo seguro

 

O Grupo Boticário tem diversas marcas de mercado, além de diferentes ambientes como pesquisa e desenvolvimento de produtos, indústria, logística, varejo, comércio eletrônico e venda direta. Cada um com suas particularidades e que consomem 2 data centers, sistemas multiclouds e grandes processos digitalizados. Os dados também são críticos e exigem robustez na segurança e proteção das fórmulas e segredes industriais, informações de consumidores e transações financeiras.

 

“Como lidamos com tudo isso? Com maturidade em Segurança e uma estratégia baseada em padrões de conformidade, gestão de vulnerabilidades e acessos. Contamos com automação, visibilidade e criamos uma Segurança sustentável, que não está só pautada em tecnologia. Temos um programa forte de cultura de SI, treinamentos, conscientização e quase 100 Security Champions e replicadores de Segurança em toda organização”, completa Miola.

 

O executivo é apaixonado por liderar e desenvolver pessoas para que alcancem resultados extraordinários. Antes de chegar no Grupo Boticário, Miola passou por empresas como Dasa e Telefonica e acredita que automação e uso de tecnologias emergentes são as melhores maneiras de dimensionar os requisitos de SI e privacidade.

 

A programação do Security Leaders, que reuniu nesta semana líderes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estará disponível na próxima semana no canal da TVD no Youtube.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...