“Segurança como serviço é a nova fronteira da F5”, reforçam líderes da empresa

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Em seu evento Revolution 2023, no México, F5 reforçou aposta na plataforma Distributed Cloud Services, baseada em uma oferta SaaS para controle e segurança das aplicações e APIs. A empresa apresentou o primeiro cliente da solução no Brasil, a cooperativa de crédito Ailos, de Blumenau, Santa Catarina. Depois de redirecionar sua atuação para venda de software, há sete anos, F5 agora quer ser identificada pela segurança e controle de aplicações como serviço

“Essa nova solução baseada em serviços distribuídos em cloud é uma revolução gigantesca para a F5 e para o mercado”, frisou Hilmar Becker, country manager Brasil, ao final do Revolution 2023, evento que reuniu mais de 400 parceiros e clientes da América Latina em Playa del Carmen, no México, para conhecer as novidades da empresa na área de Segurança e controle de aplicações e APIs.

A plataforma Distributed Cloud Services, assim batizada pela F5, foi lançada em fevereiro do ano passado, mas somente no início desse ano começou a ser contratada pelos clientes no Brasil e até mesmo no mundo. A proposta da F5 é oferecer uma solução como serviço que torne “ridiculamente simples” a complexa tarefa de gerir e garantir a segurança de aplicações em ambientes híbridos, estejam eles em data centers privados ou em clouds públicas.

Simples assim?

Para Hilmar Becker, a grande vantagem desse serviço é que ele é agnóstico à infraestrutura em que rode as aplicações. “Para o cliente que tem tudo no data center próprio, ótimo, a solução funciona. Se ele tem aplicações no ambiente privado e também em mais de uma nuvem pública, o que torna a gestão e segurança ainda mais complexas, também funciona”, exemplifica o country manager da F5. Ele complementou a ideia ao afirmar que o conceito da solução é que o cliente possa, em um click, arrastar e distribuir a mesma política de Segurança do data center para as aplicações que estejam em clouds públicas.

Outro aspecto ressaltado por Hilmar é que a solução endereça um grande problema enfrentado pelos líderes de Cyber Security, a falta de mão de obra qualificada para controlar e garantir a segurança de tantos ambientes em nuvem. O primeiro case do Brasil foi fechado no início desse ano com a Ailos, uma cooperativa de crédito de Blumenau, Santa Catarina, mas a expectativa de Becker é avançar com essa solução como serviço em vários clientes no país.

Atualmente, os três grandes mercados mais importantes para a F5 são setores de Finanças, Telecom e Governo. A F5 está no Brasil há mais de 15 anos e conta com 1 mil e 800 clientes. Destes, 120 são os que eles chamam de contas nomeadas, atendidas diretamente pela equipe F5, embora todas as vendas sejam fechadas via canal. Os demais clientes são atendidos pelos parceiros, com o apoio do time de gerentes de venda.

Inicialmente identificada como uma empresa de hardware voltada para balanceamento de carga dos aplicativos, a F5 evoluiu e há sete anos deu uma guinada para o software, ampliando seu portfólio com a aquisição de diversas empresas. “Atualmente, no país, temos clientes de vários portes. Continuamos oferecendo nossas soluções de hardware, mas agora também somos uma empresa de software e acreditamos que a nova guinada está na oferta de segurança como serviço”, declarou Becker.

Segurança as a service

A realidade brasileira não está muito diferente do cenário global da F5, segundo o Vice-Presidente da corporação, Chad Whalen. Em todas as regiões em que a empresa atua, as vendas estão equilibradas entre hardware e software, algo em torno de 50% cada uma. Essas regiões estão divididas em Américas, com os Estados Unidos e Canadá, Ásia e Europa e América Latina que se subdivide em três regiões distintas, Brasil, México e os demais países que formam o bloco da América do Sul, Central e Caribe.

Chad também reafirmou que os mercados mundiais mais fortes da companhia são os de Finanças, Telecom e Governo, mas acredita que no Brasil a empresa também deva avançar no segmento de prestadores de serviço, em que ele inclui o setor público. “Globalmente, contamos com 18 mil clientes, sendo que as maiores marcas do mundo confiam na nossa plataforma para proteger suas aplicações”, disse ele. A F5, mundialmente, está concentrada em empresas grandes e nas chamadas médias grandes, entretanto, os negócios no middle market estão crescendo gradualmente com a oferta de novas modalidades de compra de software.

“As empresas, em todas as partes do mundo, estão em processo de transformação digital e aumentando cada vez sua oferta de aplicações. Os recursos humanos estão cada vez mais escassos, temos um gap global de mão de obra qualificada na área de Cyber Security. Então o potencial de clientes de todos os portes hoje é gigantesco e eles necessitam de Segurança”, sentenciou Chad. Sobre o futuro, ele acredita que a F5 não irá se tornar uma empresa de serviço, mas sim uma companhia que oferece Segurança as a Service para todos os perfis de clientes.


*Graça Sermoud viajou para o México a convite da F5


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