Segurança Adaptativa é tendência tecnológica para governos em 2024, aponta Gartner

CIOs (Chief Information Officers) ligados à área governamental devem aproveitar essa e outras tendências para expandir seus recursos

Compartilhar:

O Gartner identificou as cinco principais tendências de tecnologia para governos em 2024, que podem orientar os líderes do setor público a oferecerem serviços melhores, mais rápidos e cada vez mais econômicos para a população.

 

“O aumento da turbulência global, as ameaças cibernéticas contínuas e a adoção da Inteligência Artificial (IA) estão pressionando cada vez mais os governos para atenderem às demandas dos cidadãos de forma mais rápida e criativa do que nunca”, afirma Todd Kimbriel, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

 

“Os CIOs que atuam em órgãos do governo devem encontrar novas maneiras de atender às demandas dos cidadãos por serviços modernos, acessíveis e resilientes, concentrando-se em tecnologia sustentável e escalável.”

 

As lideranças que atuam no governo devem considerar o impacto das seguintes tendências de tecnologia em suas organizações e aplicar insights para justificar os investimentos para melhoria de recursos de negócios, alcançar as prioridades de liderança e criar órgãos governamentais mais preparados para o futuro.

 

O Gartner prevê que, até 2028, a Inteligência Artificial multiagente, sendo usada na detecção de ameaças e na resposta a incidentes, aumentará de 5% para 70% entre as implementações de IA para ampliar, e não substituir, a equipe.

 

A IA está criando adaptações e requisitos de segurança cibernética, o que apresenta novas oportunidades para os CIOs que atuam em governos. Um modelo de segurança adaptativa mescla e ajusta continuamente ferramentas, técnicas e talentos de segurança cibernética ao cenário de ameaças em constante mudança.

 

“Os CIOs e líderes do governo precisam superar qualquer resistência persistente em relação à adoção da segurança adaptativa, vinculando seu valor a objetivos mais amplos, como inovação e transformação digitais, objetivos de segurança nacional e resiliência operacional”, diz Kimbriel.

 

Outras tendências

As outras principais tendências de tecnologia para governos em 2024, segundo o Gartner, são Ecossistemas de Identidade Digital; IA para Inteligência Decisória; Agilidade da Plataforma Digital; e Gerenciamento de Dados Programáticos.

 

A identidade digital no governo está se expandindo para ecossistemas maiores que incluem autenticação de usuários, identificadores exclusivos de cidadãos ou organizações e verificação de credenciais, como carteiras de identidade baseadas em smartphones. Por isso, a previsão é que, até 2026, pelo menos 500 milhões de usuários de smartphones no mundo farão regularmente reivindicações verificáveis usando uma carteira de identidade digital.

 

O Gartner também prevê que mais de 70% dos órgãos governamentais usarão a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a tomada de decisões administrativas humanas até 2026. O Machine Learning (aprendizado de máquina), analytics e a IA Generativa amadurecerão nos próximos dois anos e se combinarão em um conjunto de ferramentas que fornecerão suporte à prestação de serviços governamentais aprimorados.

 

“Essas ferramentas precisarão estar sujeitas a uma governança cuidadosa. Portanto, é importante que os CIOs do governo conduzam a adoção da IA e as políticas de governança em toda a organização”, afirma Kimbriel.

 

As organizações governamentais estão adotando cada vez mais soluções baseadas em plataformas, como Nuvens específicas (Industry Cloud) e plataformas de aplicações de lowcode (código baixo, em português).

 

Isso permite que elas implementem rapidamente recursos de negócios e abordem os riscos de prestação de serviços apresentados por sistemas antiquados, além de flexibilizar e dimensionar facilmente as demandas de serviços aos cidadãos.

 

Por fim, de acordo com o Gartner, mais de 60% das organizações governamentais priorizarão o investimento em automação de processos de negócios até 2026, em comparação com 35% registrados em 2022.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Cibersegurança nas PMEs: Controle de senhas é primeiro desafio a se enfrentar

Na visão de especialista em direito digital, aplicar melhores práticas de governança é um dos grandes trunfos na Segurança Cibernética...
Security Report | Overview

Novo programa de serviços gerenciados alcança mercado brasileiro e latino-americano

Provedores de MSP podem oferecer solução ZTNA da Appgate para elevar a segurança do cliente e reduzir a complexidade operacional...
Security Report | Overview

Hackers usam identidades falsas para aplicar golpes em universidades e ativistas

ISH Tecnologia detalha que cibercriminosos invadem redes e plataformas de nuvem por meio de técnicas sofisticadas de engenharia social ...
Security Report | Overview

Treinamento cibernético precisa ser chato?

O rápido crescimento do mercado de Cibersegurança é uma consequência do cenário crítico em que o espaço digital está inserido,...