Belo Horizonte receberá amanhã (30) o Congresso para apresentar e discutir as mais importantes tendências da Segurança da Informação em 2023. Entre elas estão os novos impactos da Inteligência Artificial, abordados no Keynote de abertura e em painel de debates, além de riscos cibernéticos, o papel do CISO na organização e proteção de dados
Depois de já ter passado por Brasília e Rio de Janeiro, o Security Leaders regional se prepara para abrir as portas aos executivos e C-Levels de Belo Horizonte para abordar as principais temáticas da Cibersegurança neste ano. O evento, 100% presencial, trará ao público mineiro seis painéis de debates e uma série de estudos de caso com destaque para discussões de Hack and Leak até os próximos impactos causados pelas linguagens de Inteligência Artificial.
Como protagonista do evento, a AI estará em destaque no Keynote de Abertura. O assunto será destacado pelo CISO do Banco Mercantil do Brasil, Ricardo Leocádio, que trará uma discussão sobre o ChatGPT no universo da Cyber Security. Diante de um cenário tão incerto, empresas e governos têm buscado cada vez mais entender a natureza e as aplicações dessa nova tecnologia, até mesmo nas estratégias de cyber defesa.
Leocádio, todavia, propõe fazer uma abordagem diferente do tema. Segundo ele, por mais que toda a comunidade esteja falando a respeito, ainda é necessário buscar mais profundidade e clareza para se realmente descobrir os melhores usos da tecnologia. Na visão do executivo, ainda há muita resistência entre os líderes de Segurança no real valor dessa ferramenta, especialmente em recursos de defesa e monitoramento. A ideia do Keynote é desmistificar o conceito e expor benefícios e tendências à Cibersegurança.
Seguindo na programação da manhã, o primeiro debate envolve uma dupla ameaça: hack and leak, ou seja, ataques cibernéticos e vazamentos de informações sensíveis. Um cenário que tem impactado empresas e órgãos públicos em todo o país. Os executivos Fernando Correa, Gerente de Operações e Serviços de TI na Unimed BH, Flávio Costa, Diretor de Segurança da Informação na Neoway, Enock Santos, Encarregado de Dados na Prodabel e Pedro Godoy, Senior Cybersecurity Sales Specialist na NTT Data estão confirmados e prometem aprofundar ainda mais o assunto durante a discussão.
Cada vez mais, os profissionais de SI se deparam com um cenário cheio de armadilhas, ameaças sofisticadas e vazamento de dados por partes dos cibercriminosos. Até mesmo ameaças antigas como o phishing, ransomware e ataques BEC ainda impactam as operações e exigem dos líderes novas estratégias de defesa capazes de envolver toda organização.
Esse tema promete gerar grande insights ao público presente com a participação dos profissionais: Pedro Nuno, CISO no Banco BMG, Wesley Veloso, Gerente de Cyber Security na Localiza, Rodrigo Costa, Gerente de Segurança da Informação e Proteção de Dados na FIEMG e William Rodrigues, Senior Sales Engineer na Proofpoint.
Ainda na agenda da manhã, Ianno Santos, CISO da AeC, Douglas Rocha, Head de Cyber Security do Banco Inter, Luiz Gama, Gestor de SI do 123Milhas e Marcelo Luz, Manager, Systems Engineering na Fortinet participarão de um painel sobre a carreira do CISO e o futuro desse profissional. Os líderes de Segurança vão compartilhar os desafios e estratégias, além do posicionamento do líder dentro da organização, bem como o gerenciamento, liderança, escassez de mão de obra e a maturidade em cyber.
À tarde, a Comunidade de Cyber Security vai discutir duas grandes tendências: automação dos ambientes de Segurança e aplicação de recursos de Inteligência Artificial nas estratégias de ciberdefesa. Ricardo Leocádio, CISO do Banco Mercantil do Brasil, Bruno Figueiró, Especialista em Segurança da Informação na Unimed BH, Kelvisson Lebarcky, Gerente Corporativo de SI e Infraestrutura na Rede Mater Dei de Saúde e Adriano Galbiati, Diretor de Operações da NovaRed Brasil são os nomes confirmados e que prometem compartilhar grandes elementos em torno do tema.
Carlos Travagini, Especialista em Segurança Cibernética, Matheus Banhos, Especialista de Segurança da Informação na CATHO, Luiz Sales Rabelo, Gerente de Segurança da Informação no Banco Inter e Gabriel Tavares, Gerente de Engenharia de Segurança da Informação na Shield Security, estarão presentes no Security Leaders para debater uma nova arquitetura de Segurança, compartilhando métodos de redução da complexidade dos ambientes e partir para um modelo consolidado de Segurança da Informação.
Identidade também segue em pauta, o foco dessa discussão é ir além do MFA como um método de autenticação. Os executivos debaterão como evoluir para o conceito Zero Trust e de que maneira a automação desses processos podem ajudar os CISOs a virar o jogo e enfrentar as novas modelagens de ameaças.
Jean Pierre, Gerente de Segurança da Informação na Oncoclínicas, Henrique Santos, Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação na SEPLAG – MG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de MG – SEPLAG), Lafaiete Neto, Information Security Specialist na ArcelorMittal Sistemas e Carolina Paixão, Sênior Regional Sales Manager da Thales completam o time desse último painel sobre Identidade.
A mediação dos painéis de debate será comandada pela jornalista e Diretora Executiva do Security Leaders, Graça Sermoud. A agenda ainda conta com uma programação especial de Cases de Sucesso e como as melhores práticas em SI estão impactando positivamente empresas brasileiras.