São José do Rio Preto restabelece sistemas emergenciais de saúde

A prefeitura enfrenta um incidente de Segurança Cibernética desde a última quinta-feira, quando serviços de atendimentos urgentes em UBSs e UPAs da cidade, além do número de telefone do SAMU, tiveram que ser feitos manualmente. A Polícia Civil segue investigando as origens e natureza do ocorrido

Compartilhar:

O Diretor Presidente da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro) de São José do Rio Preto, Marcos Rodrigues, informou hoje (09), por meio das redes sociais da companhia, que os serviços essenciais de saúde foram recuperados após o incidente cibernético que atingiu a prefeitura na última quinta-feira (05) ter paralisado os sistemas internos desse setor. No momento, o órgão foca em retomar as atividades digitais do executivo municipal e em dar suporte às investigações da Polícia Civil.

 

De acordo com o Rodrigues, o número de telefone para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está em pleno funcionamento. Da mesma forma, os serviços de telemedicina e atendimentos digitais da Saúde também voltaram à ativa. Embora os atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) siga cumprido manualmente, a expectativa é de retorno gradual ainda nessa segunda.

 

Apesar de a grande prioridade do poder público seja retomar as atividades nas unidades médicas, outros ambientes digitais foram impactados, como o contato de telefone da Guarda Civil Municipal, os ambientes da Secretaria de Fazenda, Portal do Cidadão, ouvidoria, Balcão de Empregos, entre outros. Todos esses sistemas já foram restabelecidos, e haverá um trabalho in loco de reconexão de todos os dispositivos internos à rede.

 

“Reforço que nenhum dado sigiloso da cidade ou de qualquer munícipe foi afetado depois do ataque criminoso sofrido na semana passada. Nosso foco é seguir com integridade na nossa prestação de serviços para quem precisar da Prefeitura. As autoridades competentes também estão com o trabalho de investigação bem avançado para identificar o autor ou autores desse crime cibernético”, acrescentou o Diretor Presidente do Empro.

 

Rodrigues ressaltou ainda o trabalho dos times de profissionais de TI da prefeitura e da empresa, que se mantiveram comprometidos com a resolução da crise. “Tenho muito orgulho de cada servidor desta empresa, que não descansaram enquanto a crise não foi amenizada. Reafirmamos o nosso compromisso com a segurança e a transparência na comunicação com os cidadãos” conclui.

 

Investigação da Polícia Civil

As autoridades públicas de São José do Rio Preto também reforçaram que as investigações sobre a origem e natureza do incidente cibernético seguem em plena atividade. De acordo com apuração do Portal G1, a Polícia Civil já recolheu ao menos um computador infectado com vírus na sede do Empro, e espera-se que o equipamento seja examinado para oferecer mais pistas que levem as autoridades aos cibercriminosos.

 

Além disso, Policiais da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) estiveram na sede da empresa pública de tecnologia com vistas a periciar outros dispositivos e analisar possíveis fontes da ameaça. Conforme afirmou o prefeito de Rio Preto, Fábio Candido (PL), em entrevista coletiva sobre o caso, esse crime contra a gestão pública e os serviços essenciais aos cidadãos demonstrou ter alto impacto social.

 

“Já contamos com uma investigação que está em ritmo extremamente acelerado, com nosso acompanhamento desde que tomamos ciência do incidente na quinta-feira. A Polícia Civil está acionada, e, portanto, não vamos permitir que, aqui no município, se instaure o crime de qualquer ordem, incluindo o que se utiliza dos sistemas informáticos para prejudicar a população de São José do Rio Preto”, conclui o prefeito.

 

*Com informações do Portal G1

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Polícia de São Paulo desmantela central de fraudes financeiras

A operação das autoridades, chamada de Cavalo Fantasma, conduziu 60 envolvidos no esquema para prestar esclarecimentos na delegacia, além de...
Security Report | Destaques

SL Recife abre congressos no nordeste com IA e risco de Cyber

Para dar início à rota de caravanas do Security Leaders no segundo semestre, a edição na capital pernambucana receberá painéis...
Security Report | Destaques

Taboão da Serra (SP) nega ciberataque nos sistemas da Secretaria da Fazenda

O departamento de finanças do governo municipal sofreu uma disrupção nos ambientes dedicados ao processamento de arquivos bancários dos servidores...
Security Report | Destaques

Consolidação em alta: como união de gigantes redesenha o mercado de SI

Aquisição bilionária da CyberArk pela Palo Alto Networks destaca movimento de grandes integrações no setor e reacende o debate sobre...