Relatório aponta que golpes de investimento e fraudes românticas são piores riscos em finanças

De acordo com a análise, transações entre pessoas físicas via web têm 5 vezes mais chances de serem alvo de golpes do que as realizadas via dispositivos móveis.

Compartilhar:

A NICE Actimize lançou o “Relatório de Insights sobre Fraudes 2024”, que explora os dados mais recentes por trás da evolução dos ataques de fraude financeira. O documento indica que os fraudadores continuam a se afastar da Aquisição de Contas (Account Takeover ou ATO) para a Fraude Autorizada e que também há uma mudança nas tipologias de fraude em relação ao ano anterior, inclinando-se para um número maior de golpes de investimento e romance.

 

Outros tipos de fraude que tiveram aumento foram a combinação de tipos de pagamento e a fraude doméstica eletrônica. O relatório também destacou um crescimento contínuo de fraudes com cheques e depósitos na América do Norte. A tentativa de fraude aumentou em volume (+6%), mas diminuiu em valor (-26%). Essa mudança reflete a migração para tipos de pagamento e tipologias de fraude tradicionalmente maiores em volume e menores em valor, bem como melhorias na detecção e prevenção — especialmente em P2P.

 

“As instituições financeiras enfrentam uma onda de ameaças de fraude que exigem prevenção sofisticada e ágil. A NICE Actimize incorpora IA e outras tecnologias de ponta em suas soluções para mitigar esses desafios”, diz Craig Costigan, CEO da NICE Actimize. “Ao alavancar IA avançada para detecção em tempo real, tomada de decisão e adaptação contínua, as instituições podem garantir rápida identificação e mitigação. Com inteligência coletiva em todo o setor, a NICE Actimize fornece uma defesa robusta contra táticas de fraude em evolução, protegendo instituições e clientes bancários.”

 

Os dados do Relatório NICE Actimize 2024 Fraud Insights também indicaram:

 

  • As transações P2P aumentaram 36% em volume e 38% em valor. Isso mostra que os consumidores valorizam os benefícios de pagamentos mais rápidos e sentem que são seguros para uso, apesar dos constantes alertas sobre fraude.

 

  • As transações P2P baseadas na Web constituem apenas 6% do volume total de transações P2P, mas têm uma taxa de fraude mais de 5 vezes maior que a das transações P2P baseadas em dispositivos móveis.

 

O relatório da NICE Actimize analisou bilhões de transações bancárias e de pagamentos.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo detecta nova campanha de phishing focado em domínio legítimo

Pesquisadores identificam mais de 40.000 e-mails maliciosos enviados a partir do domínio oficial facebookmail[.]com, explorando funcionalidades do Meta Business Suite...
Security Report | Overview

Ataques que se disfarçam em programas legítimos dobram no último ano

Em pesquisa, organização treina IA para reconhecer DLL hijacking, ainda alerta que a técnica de cibercrime pode passar despercebida por...
Security Report | Overview

43% dos profissionais de SI apontam tensões geopolíticas como risco para ambientes ciberfísicos

Pesquisa global revela como as organizações estão navegando por um cenário econômico incerto para proteger infraestruturas críticas
Security Report | Overview

Vulnerabilidades expõem riscos em sistemas corporativos amplamente utilizados, revela pesquisa

Análise aponta que casos recentes envolvendo Google, Cisco, VMware, QNAP e Microsoft mostram que vulnerabilidades seguem sendo o principal vetor...