Reguladores dos EUA alertam bancos sobre ameaças

Fed e outros órgãos temem que ataques a instituições financeiras em países emergentes causem prejuízos para grandes empresas norte-americanas que confiam na rede SWIFT

Compartilhar:

Da Agência Reuters

Reguladores norte-americanos disseram nesta terça-feira (07) a bancos para revisarem a proteção contra transferências fraudulentas de dinheiro e outras ameaças, meses após hackers roubarem 81 milhões de dólares de uma conta do Banco Central de Bangladesh no Federal Reserve de Nova York.

O alerta do Fed e outros reguladores financeiros acontece duas semanas após o FBI solicitar que bancos procurem por sinais de possíveis ciberataques e pedir que busquem pistas técnicas de que tenham sido visados como alvo pelo mesmo grupo, de acordo com uma notificação vista pela Reuters.

Os alertas sugerem que órgãos reguladores temem que recentes ataques a bancos em países emergentes causem prejuízos para grandes empresas norte-americanas que confiam na chamada rede de transferências de fundos SWIFT, que serve como esteio do setor financeiro internacional.

No início de fevereiro, ladrões hackearam a interface do Banco de Bangladesh com a rede SWIFT e bombardearam o Fed de Nova York com instruções para pagamentos. A maioria dos pedidos foi bloqueada, mas quatro foram cumpridos, correspondendo a 81 milhões de dólares, que foram para contas nas Filipinas e permanecem desaparecidos.

“As instituições financeiras devem rever suas práticas de administração de riscos e controle sobre a tecnologia da informação e redes de sistemas de pagamento por atacado, incluindo autenticação, autorização, detecção de fraudes e sistemas de administração de respostas e processos”, disse o Conselho Federal de Avaliação de Instituições Financeiras.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Void Manticore: Novo agente hostil combina Ciberespionagem e destruição de dados

Pesquisadores da Check Point Research (CPR) têm monitorado ativamente as atividades deste agente de ameaças iraniano afiliado ao Ministério de...
Security Report | Overview

Pesquisadores de threat intel descobrem vulnerabilidade desconhecida no Windows

A exploração dessa brecha permite que os atacantes ganhem privilégios no sistema infectado ...
Security Report | Overview

Phishing financeiro contra dispositivos móveis avança 32% em 2023

Relatório mundial da empresa de cibersegurança revela que uso do nome de marcas de lojas virtuais foi apontado como a...
Security Report | Overview

Deepfakes, áudio manipulado por IA e mídias sociais comprometidas crescem em 2024

Relatório de Ameaças da Avast mostra que quase 90% das ciberameaças atualmente dependem de manipulação humana...