Recorde de vulnerabilidades gera inovação entre as empresas globais

Novos dados que classificam a "cibermaturidade" das organizações revelam que os setores mais visados são os mais preparados para lidar com o cenário de ameaças, além de estarem em constante evolução

Compartilhar:

A Dimension Data revelou descobertas exclusivas em seu mais recente Relatório Global de Inteligência de Ameaças de 2019 da NTT Security. O estudo traça um cenário geral sobre a maturidade da segurança cibernética em organizações de segmentos e portes distintos.

 

Globalmente, o nível médio de maturidade da cibersegurança atingiu a marca preocupante de 1,45 em uma escala que vai até 5. Esse índice ocorre durante um período em que as vulnerabilidades de segurança também atingiram um recorde (12,5% a mais que em 2017).

 

Os setores de Finanças (1,71) e Tecnologia (1,66) são os que possuem os maiores níveis de maturidade e seguem elevando o padrão de sua postura em relação à segurança cibernética. Não por acaso, as duas verticais foram as mais visadas por cibercriminosos, cada um respondendo por 17% de todos os ataques registrados em 2018.

 

Ao explorar trilhões de logs e bilhões de ataques, a pesquisa também revelou os tipos de ataques mais comuns, sendo os ataques Web o mais predominante. Essa ameaça vem dobrando em frequência desde 2017 e representou 32% de todos os ataques detectados no ano passado.

 

O chamado “Ataque de Reconhecimento” (16%), onde o atacante busca vulnerabilidades no sistema do alvo, foi a segunda atividade hostil mais comum, seguido por ataques específicos contra serviços (13%) e os de força bruta (12%).

 

Mark Thomas, vice-presidente de Segurança Cibernética da Dimension Data, disse: “Há claramente muito trabalho a ser feito em todos os setores para estabelecer posturas de segurança mais robustas. No entanto, é reconfortante ver muitos C-Levels reconhecendo a importância de fazer investimentos mais estratégicos a fim de melhorar suas defesas de cibersecurity”.

 

“Houve alguns desenvolvimentos interessantes na área de inteligência de ameaças preditivas, com novos níveis de colaboração e adesão em toda a cadeia de valor de cibersegurança. Além disso, os setores mais visados também são os mais propensos a procurar assistência para desenvolver novas estratégias e criar seus programas de segurança. Isso é essencial em empresas que buscam alcançar o nível de maturidade em segurança cibernética desejado”.

 

Outros destaques da pesquisa incluem:

 

• Globalmente, 35% dos ataques são originados de endereços IP nos EUA e na China, seguidos pela EMEA e APAC.

• Criptojacking representa uma quantidade significativa de atividade hostil. Às vezes, é detectado um volume maior que todos os outros malwares combinados, atingindo mais duramente os setores de Tecnologia e Educação.

• O roubo de credenciais está em alta, pois os atacantes visam os acessos à nuvem, com empresas de Tecnologia (36%), Telecomunicações (18%) e Serviços (14%) afetados significativamente por essa modalidade.

 

Para fazer o download do Relatório Global de Inteligência de Ameaças da NTT Security 2019, clique aqui https://www.dimensiondata.com/en/insights/gtir2019

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...
Security Report | Overview

Práticas de higiene digital das senhas precisam ser revistas, aponta laboratório de ameaças

Especialistas da Check Point Software defendem práticas de senhas fortes para proteger os usuários contra ameaças cibernéticas...
Security Report | Overview

Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

De acordo com os dados sintetizados pelo FortiGuard Lab, embora a taxa seja inferior ao registrado em 2022, a tendência...
Security Report | Overview

Itaú Unibanco combate golpe do 0800 com proteção dos usuários

Desenvolvida pela DialMyApp, a tecnologia identifica e exibe um aviso na tela do celular do usuário e interrompe imediatamente a...