Quatro dicas para manter suas informações pessoais seguras no Dia Mundial da Privacidade de Dados

Como alertas para o a data comemorativa, deve-se manter atento e desconfiado quando se está conectado à rede. Preservar a integridade dos dados mantendo-os sigilosos também é importante

Compartilhar:

*por José P. Leal Junior

 

28 de janeiro é reconhecido mundialmente como o Dia da Privacidade de Dados. Em tempos onde vivemos uma boa parte da nossa vida no ambiente digital, é fundamental ter alguns cuidados que nos ajudam a manter dados sensíveis protegidos e compartilhar apenas informações que não oferecem riscos a nós mesmos, nem a terceiros.

 

Listei abaixo quatro dicas básicas que, adotando no dia a dia, minimizarão as chances de cair em algum golpe virtual e de ter dados críticos expostos:

 

Dica nº 1: Desconfie. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. Não forneça informações pessoais a qualquer loja que seja, principalmente a qual você nunca ouviu falar, só porque você terá um grande desconto. É provável que você não receba o produto e a tal empresa ainda roube os seus dados financeiros.

 

Dica nº 2: Desacelere. Fazer algo com atenção é ótimo para sua saúde mental e online. Ao desacelerar enquanto navega online, é possível tomar decisões mais acertadas e diminuir as chances de cair em truques dos engenheiros sociais, que têm mais chances de nos enganar quando estamos distraídos.

 

Dica nº 3: Mantenha suas informações privadas, privadas. Com a mídia social, compartilhar informações com uma multidão é rápido, o que pode ser uma armadilha. Você gostaria de ver a informação que está publicando em um outdoor para que todos vejam? Lembre-se: até as melhores configurações de privacidade falham e alguém pode se aproveitar dos seus dados para aplicar diversos golpes contra você mesmo ou contra a sua rede de contatos. Fique atento àqueles jogos online que revelam muito sobre a sua vida pessoal ou familiar!

 

Dica nº 4: Se você pode se conectar, proteja-se. No mundo atual, onde tudo, desde as nossas geladeiras até as nossas cafeteiras, são conectados à internet e controlados por um aplicativo, é importante lembrar que, com essa conveniência, também surgem os riscos, como o sequestro de contas. Certifique-se de usar senhas fortes, opte sempre pela autenticação multifator se for possível, evite redes Wi-Fi desprotegidas e instale um anti-malware se o seu dispositivo permitir.

 

*José P. Leal Junior é country manager da Veeam no Brasil

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: Gatilhos inesperados em prompts de IA podem gerar código inseguro

Alerta para desenvolvedores no Brasil, estudo demonstra como o viés em modelos de IA pode introduzir vulnerabilidades em softwares críticos...
Security Report | Overview

Black Friday multiplica pontos cegos de Segurança nas empresas, alerta pesquisa

Corrida por performance e disponibilidade abre brechas justamente no maior pico de transações do ano
Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...