Segundo uma pesquisa recente feita pela Veritas, mais de dois terços das empresas usam ou planejam usar dois ou mais provedores de nuvem, sendo que 68 por cento utilizam um produto de backup do mesmo provedor. Muitas dessas organizações também adotam soluções de proteção de dados in-situ obsoletas, aumentando assim a probabilidade de utilização de três ou mais ferramentas de backup. Nesses ambientes multinuvem, as empresas também se deparam com inúmeros formatos de backup proprietário, além de operações de backup de workload contínuo e de aplicação manual.
A Veritas Technologies anunciou o lançamento do Veritas CloudPoint 2.0 – o segundo lançamento da linha de tecnologia de proteção de dados snapshot da empresa, e que agora está certificada pela Veritas para a Plataforma da Google. A solução oferece melhor proteção de dados aos recursos snapshot originais da Google Cloud, com maior simplicidade, recursos de busca aprimorados e melhor proteção para novos workloads e aplicativos em ambientes multinuvem.
Um ano atrás a Veritas anunciou, como parte de uma parceria estratégica global, uma série de integrações de tecnologia para melhorar os recursos de gerenciamento de dados dos clientes da Plataforma Google Cloud. Atualmente, além de escolher o Google Cloud por sua infraestrutura principal, análise de dados e recursos de aprendizado de máquina, um número cada vez maior de clientes corporativos está optando por uma solução igualmente avançada e originária na nuvem para garantir a proteção e a fácil recuperação de seus dados dentro da Google Cloud.
Solução multinuvem
A Veritas CloudPoint 2.0 é uma solução de nível corporativo desenvolvida originalmente para a nuvem, com recursos automatizados de identificação e proteção para os workloads da Google Cloud. Através da CloudPoint, a Veritas oferece a consistência de um aplicativo aos snapshots de Disco Persistente da Plataforma Google Cloud, indexando restauradores de arquivos individuais, replicação para a preparação de recuperação de desastres e recursos de busca líderes no mercado que facilitam a identificação e exclusão de informações pessoalmente identificáveis (IPI) – contribuindo assim para o cumprimento dos mais rígidos requisitos regulatórios globais.
“Como a proteção de dados é uma prioridade para empresas que utilizam a nuvem, no último ano, em parceria com o Google, nós ajudamos os nossos clientes compartilhados a arquivar, identificar e gerenciar dados na nuvem,” afirmou Mike Palmer, vice-presidente Executivo e Diretor de Produto da Veritas. “Atualmente, estamos aprimorando essa parceria através de uma combinação entre o know-how de proteção de dados da Veritas e os recursos de snapshot originais da Plataforma Google Cloud para oferecer uma solução de proteção de dados simples, flexível e de nível corporativo para os workloads armazenados na nuvem da Google Cloud.”
“Atualmente, as empresas estão buscando novas maneiras de automatizar seus processos e simplificar suas operações, e isso se aplica também à proteção de dados na nuvem,” segundo Phil Goodwin, Diretor de Pesquisa da IDC. “O CloudPoint 2.0 da Veritas foi projetado para que novos workloads e aplicativos possam ser auto-identificados e protegidos com snapshots imediatamente após o seu lançamento, através de um painel central e de múltiplos ambientes de nuvem. Embora este produto tenha sido projetado especificamente para a proteção de dados originados na nuvem, ele é fruto da tradição da Veritas de oferecer proteção de dados em nível corporativo – o que o torna particularmente atraente para empresas que adotam a estratégia da Plataforma Google Cloud.”