A Trend Micro está com inscrições abertas para o Programa de Certificação em Segurança de TI. O objetivo é qualificar recém-formados em ciência da computação com o conhecimento prático e as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades de trabalho em engenharia de sistemas e vendas na indústria de segurança de TI. A experiência do jovem também pode ser considerada no lugar do diploma. O programa é gratuito e inclui ajuda de custo durante o treinamento.
Batizado de CPTIS, o treinamento teve início em 2018 e vai para a quarta edição. As inscrições devem ser feitas até 5 de setembro. A cada etapa são selecionados 20 jovens que durante 7 semanas assistem aulas com professores da própria Trend Micro e de empresas parceiras. Essa é a segunda vez que o curso é realizado 100% online.
“Criamos o programa com dois propósitos. Primeiro ajudar a formar profissionais tanto para reforçar nossas equipes como para fornecer mão de obra para parceiros e clientes. Há milhões de vagas disponíveis em todo o mundo para especialistas em segurança digital. E o segundo aspecto é o social, porque queríamos dar oportunidade a pessoas que dificilmente teriam acesso a empresas e ao mundo da tecnologia, onde há mais perspectivas de crescimento”, explica Miguel Macedo, o diretor de Canais e Marketing da Trend Micro na América Latina.
O CPTIS visa o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais para que os participantes se tornem rapidamente eficazes no trabalho. Após um período de orientação inicial, que garante a todos os alunos uma base comum de conhecimento, as aulas concentram-se no domínio técnico (pré-venda e pós-venda).
O currículo inclui os seguintes módulos:
• Fundamentos de Segurança de TI;
• O Mercado de Segurança de TI;
• Portfólio de Produtos Trend Micro;
• Vendendo Segurança de TI;
• Desafios Básicos de Comunicação;
• Técnico (funções de engenharia de pré-vendas e pós-vendas).
Vale ressaltar que os alunos realizam exercícios escritos, orais e em grupo, além de testes. As aulas desta quarta turma começam no dia 20 de setembro. As inscrições devem ser feitas por e-mail. O candidato precisa enviar uma carta de apresentação (PDF – até 500 palavras) contando um pouco sobre sua formação ou experiência em TI e explicando por que tem perfil para participar do programa.