Profissionais de Cyber apontam riscos e propõem melhores práticas na Black Friday

Período de maiores ofertas iniciada hoje (24) tende a ser um dos grandes momentos de lucratividade de diversas empresas. Todavia, também os cibercriminosos se preparam para ampliar o sucesso de campanhas fraudulentas. Acadêmicos e líderes de Segurança apontam os riscos e destacam as melhores práticas de proteção

Compartilhar:

A Black Friday, data comemorativa de ofertas no mercado varejista, começará oficialmente nesta sexta-feira (24), com companhias se engajando a clientes como meio de expandir as vendas por preços melhores. Contudo, a data também pode assistir ao crescimento das fraudes com meios de pagamento e compras no e-commerce, caso consumidores e vendedores não estejam preparados.

Segundo informou o Serasa Experian, o Brasil assistiu a quase 5 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre, totalizando uma ação criminosa a cada três segundos e 3.721 ações por milhão de habitantes. O setor de Bancos e Cartões foi o alvo principal dos golpistas, respondendo por 45,5% desse valor. Serviços, Finanças e Varejo vêm logo em seguida, com 31,1%,17,7% e 3,8%, respectivamente.

Nesse contexto os próprios consumidores estão expostos aos riscos. O professor do curso de Cibersegurança da Fundação Vanzolini/Cecyber, Marcelo Lau, explica que os golpes têm se baseado crescentemente em ofertas falsas muito abaixo do preço praticado, usando identidades visuais de organizações conhecidas para convencer o usuário a transferir valores ao cibercriminoso.

“Por outro lado, as corporações também se tornaram alvos. Criminosos costumam mover pagamentos igualmente ilícitos, através de perfis falsos e se valendo de meios de transação de vítimas, como dados de cartões de créditos, e solicitando entregas em endereços diferentes para recolhimento do produto, dificultando a rastreabilidade. Há ainda riscos de ataques por tráfego de acesso ou golpes com esgotamento falso de estoque”, explica o professor.

Já Rodrigo Jorge, Especialista em Cyber Security e CISO, concorda com essa leitura e acrescenta que a prática de fraudes é recorrente durante o ano todo, não se restringindo às datas comemorativas “Infelizmente, a falta dessa percepção tende a dificultar respostas de longo prazo capazes de reduzir os números. Sem ações mais efetivas, mais pessoas acabam lesadas e as empresas fraudadas perdem clientes por descrédito de seus canais oficiais”.

As dificuldades em detectar e enfrentar fraudes também responde ao crescimento da eficiência dos incidentes a partir de técnicas novas. A SEK, por exemplo, alerta que o período da Black Friday é um dos mais propícios a ataques de phishing baseados em engenharia social. Nesse sentido, a Inteligência Artificial Generativa criando mensagens maliciosas mais convincentes tende a ser um dos grandes desafios enfrentados pelo mercado.

“A AI pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, e os próximos anos devem reforçar isso com o desenvolvimento automatizado de malwares de transferências bancárias indevidas. Essas novas linguagens ainda poderão entender comportamentos e adaptar novas formas de enganar as vítimas. É uma corrida constante entre mocinhos e bandidos pelo uso dessa tecnologia”, alerta Lau.

Melhores práticas

Como forma de responder à essas ameaças, tanto as organizações varejistas como instituições financeiras começam a se mobilizar para garantir a segurança dos clientes e de seus negócios. Nesse sentido, a Federação Brasileira dos Bancos seguiu desenvolvendo campanhas de conscientização com o intuito de informar consumidores e empresas das melhores práticas nas compras da Black Friday.

Rodrigo Jorge aprova a atuações similares como a melhor maneira de ampliar a Segurança dos usuários e das próprias companhias. Ele ainda ressalta a possibilidade de implantar plataformas específicas de treinamento para os consumidores, envolvendo gamificação e bonificação dos mais engajados com as iniciativas.

“Devemos, antes de tudo, passar a olhar as fraudes com uma visão mais crítica. É recomendável não confiar abertamente em quaisquer plataformas de e-commerce disponível e exigir processos antifraude robustos e eficazes, que permitam acompanhamento de números em painéis e relatórios. É preciso se preocupar com a prevenção e não apenas reagir a incidentes”, orienta.

Nesse sentido, a Febraban ressalta dar preferência a lojas e sites conhecidos e confiáveis, bem como manter atenção redobrada a ofertas muito abaixo do preço. Os compradores também podem monitorar transações financeiras através de alertas feitos pelo banco em notificações dos aplicativos oficiais. Por fim, é essencial garantir a idoneidade dos endereços dos sites e contas nas redes sociais em que se consumir.

“A melhor forma de proteger as pessoas é orientá-las a respeito dos riscos e mostrando como ocorrem. É quase um serviço de utilidade pública, envolvendo corporações, o consumidor e o próprio governo. Este deve ser um trabalho além da Black Friday, mirando na consciência educacional desde os ensinos básicos. Vulnerabilidades como essas apenas surgem com a falta de atenção ou desconhecimento sobre os riscos”, arremata Marcelo Lau.



Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...