Procon-SP notifica Itaú e pede explicações sobre instabilidades em aplicativo

Entre as explicações exigidas pelo órgão, o banco deve esclarecer quando constatou o problema, quais providências e protocolos de segurança foram implementados e se houve algum tipo de comprometimento das informações. Aplicativo voltou a funcionar para os clientes na noite desta quinta-feira (03)

Compartilhar:

O Itaú Unibanco enfrentou algumas instabilidades em seu site e aplicativo na manhã de ontem (03). Muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados, enquanto outra parcela de usuários aponta a entrada de dinheiro não especificado. Diante do ocorrido, o Procon-SP notificou o banco e pediu explicações sobre a instabilidade no site, aplicativo e outros serviços da instituição financeira.

 

O Grupo Itaú deverá esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.

 

Também foram solicitadas explicações sobre quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores, afetados; que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

 

O Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.

 

No final do dia desta quinta-feira, o aplicativo do Itaú voltou a funcionar com a seguinte mensagem aos usuários: “Prezados clientes, ao longo do dia tivemos interrupções nos nossos serviços. Informamos que voltamos à normalidade. Você pode realizar suas transferências por PIX até a meia-noite. Os pagamentos de boletos também poderão ser feitos até às 23h00h. Pedimos desculpas pelo transtorno.”

 

Os esclarecimentos deverão ser prestados ao Procon-SP até o dia 7 de março.

 

*Com informações do Procon-SP

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Falha no Fies pode ter exposto dados de alunos

Por meio das mídias sociais, perfis de possíveis beneficiários do fundo denunciaram uma falha no acesso da rede que expunha...
Security Report | Destaques

Perfil de Jair Bolsonaro no X é atacado por hackers

A conta oficial do ex-presidente publicou uma série de tweets anunciando uma suposta nova criptomoeda brasileira, além de outras informações...
Security Report | Colunas & Blogs

A Jornada de um Profissional de Segurança: do Técnico ao Estratégico

Neste artigo, o CISO e Advisor, Glauco Sampaio, discute as necessidades de readaptar o diálogo da Cibersegurança para o board....
Security Report | Destaques

Ausência de regulação das redes: especialistas alertam sobre impacto na SI

Instituições da sociedade civil, órgãos de checagem e acadêmicos participaram de audiência pública convocada pela Advocacia Geral para coleta de...