Prevent Senior segue firme na adequação à LGPD

Na visão de Thiago Vieira, DPO da Prevent Senior, a lei chegou para regulamentar o que as empresas já deveriam fazer: tratar os dados com responsabilidade, protegendo informações sensíveis e sendo transparentes com o cliente

Compartilhar:

Mesmo com o impasse entre projetos de leis e MP 959/2020, a LGPD já é uma realidade no Brasil. Enquanto o Congresso define a vacatio legis da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, as empresas seguem na corrida para adequação e estão se preparando de diversas formas a fim de manter os dados sensíveis com toda a segurança possível, evitando possíveis vazamentos.

 

É o caso da Prevent Senior, uma operadora de saúde com pouco mais de 20 anos no mercado. De acordo com o DPO Thiago Vieira, a companhia segue fazendo a lição de casa. “A LGPD chegou para regulamentar o que, teoricamente, as empresas deviriam fazer, ou seja, tratar os dados da melhor maneira possível e ser transparente com o cliente”, destaca o executivo durante um webinar promovido na semana passada pela Axur.

 

Segundo Vieira, muitas questões estão em jogo quando as organizações lidam com dados sensíveis, o cenário exige uma mudança de processos, principalmente na captura de dados pessoais. Para ele, as companhias devem parar de enxergar o aporte em privacidade como um custo e ver isso como um investimento necessário. “É um patrimônio valioso que está em jogo neste momento”, alerta o executivo.

 

“Falando como consumidor, eu tenho a percepção de que o Brasil demorou para criar uma lei como essa. Acompanhamos o cenário de vazamentos e exposição de dados e, em muitos casos, um incidente acaba sem nenhuma punição para os responsáveis”, acrescenta Fábio Ramos, CEO da Axur, durante o webinar.

 

Na visão de Thiago Vieira, o Brasil está vivendo a LGPD algo semelhante como os europeus viveram com a GDPR. “É uma lei que chegou não só para implementar conformidade jurídica, mas também para criar maturidade e ética em toda sociedade, além de auxiliar aqueles que se preocupam com a segurança de dados.”

 

Camadas de proteção

 

Para o DPO, estar em conformidade é um dos grandes desafios enfrentados atualmente e os famosos pilares processos, pessoas e tecnologia nunca fizeram tanto sentido. “Trabalhar fortemente a conscientização interna com alinhamento adequado ao pilar tecnologia é, digamos assim, a cereja do bolo. Com isso, processos serão facilitados e agilizados”, completa.

 

Ele também destaca que um auxílio nessa jornada de conformidade é o uso de camadas de proteção. São linhas de defesa muito importantes, pois a primeira diz respeito às áreas que fazem a gestão de controles e que vão olhar continuamente problemas ou riscos. A segunda é referente ao Compliance, que tem como objetivo proteger a primeira linha, reforçando essa proteção. Por último, mas não a menos importante, é a parte processual que envolve diretamente a auditoria interna.

 

“Dentro da Prevent Senior chamamos de jornada a conformidade com a LGPD. Como mercado, estamos começando agora a percorrer esse caminho e a tendência é que as organizações tenham melhores diretrizes sobre o tema, com uma estrutura totalmente dedicada à privacidade de dados. Só assim estaremos preparados e seguros para um futuro próximo, muito mais tecnológico”, conclui Thiago Vieira.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...