Prefeitura de Guajará-Mirim sofre invasão cibernética

Em nota, o executivo municipal confirmou que dados foram sequestrados pelo ataque, mas não comprovou a ação de um ransomware, nem se dados pessoais dos cidadãos foram atingidos. A Coordenadoria de TI segue trabalhando para retomar a operação dos sistemas

Compartilhar:

A Prefeitura de Guajará-Mirim, em Roraima, confirmou nesta semana que seus sistemas internos foram atingidos por um ataque cibernético. Segundo a nota veiculada no portal oficial, o incidente teria resultado no sequestro de dados armazenados pelo poder executivo local.

 

A nota não entra em detalhes da natureza do incidente ou no tamanho do impacto aos serviços públicos municipais. Tampouco foi informado se esse sequestro de dados incluía também informações pessoais ou mesmo sensíveis dos cidadãos. Todavia, a nota diz que a Coordenadoria de TI segue trabalhando com diligência para retomar as atividades.

 

“Reforçamos que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para solucionar o problema e proteger os dados da Prefeitura. Manteremos a população informada sobre o andamento da situação e a normalização dos serviços”, acrescentou o comunicado.

 

A Security Report entrou em contato com a prefeitura de Guajará-Mirim para saber se o incidente se trata de um ransomware, qual foi a extensão do incidente e se os dados da população forma também atingidos. Tão logo o executivo municipal se posicione a respeito, essa nota será atualizada.

 

Assim como a cidade roraimense, diversos municípios têm assistido o poder público local e seus representantes serem alvos de ataques cibernéticos, muitos deles movidos por questões ativistas relacionadas às Eleições Municipais deste ano. Recentemente, por exemplo, um dos candidatos à prefeitura de Cuiabá teve seu Instagram tirado do ar devido a um ataque hacker.

 

Já a prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, foi alvo de um ciberataque ainda no mês de agosto. Nesse caso, os sistemas hospedados na rede interna do órgão foram retirados do ar, e serviços voltados ao cidadão enfrentaram instabilidades no decorrer dos dias seguintes.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota informativa veiculada pela prefeitura de Guajará-Mirim:

 

“A Prefeitura de Guajará-Mirim informa a todos os servidores e munícipes que nossos sistemas foram alvo de uma invasão cibernética, resultando no sequestro de dados. Nossa equipe técnica está trabalhando de forma diligente para recuperar o controle dos sistemas, garantir a segurança das informações e restaurar o funcionamento completo dos serviços.

 

Reforçamos que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para solucionar o problema e proteger os dados da Prefeitura. Manteremos a população informada sobre o andamento da situação e a normalização dos serviços.

 

Pedimos a compreensão de todos.

 

Atenciosamente,
Prefeitura de Guajará-Mirim”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ANPD: Adequação entre LGPD e GDPR destrava comércio digital e exige Segurança madura

Decisão facilita circulação de dados entre Brasil e UE, abre novas oportunidades para negócios e reforça a necessidade de interoperabilidade...
Security Report | Destaques

Brasil e União Europeia anunciam acordo de adequação mútua em Proteção de Dados

O anúncio, que precede o Dia Internacional da Proteção de Dados, elimina barreiras burocráticas para transferências internacionais e eleva o...
Security Report | Destaques

Operações otimizadas: Como aplicar automação sobre a Segurança que importa ao negócio

Com o crescimento da IA aplicada às SecOps das empresas, garantir mais eficiência tecnológica ao setor se tornou essencial para...
Security Report | Destaques

Painel de Incidentes: Ataques de DDoS e invasões cibernéticas desafiam o poder público em 2026

Desde incidentes cibernéticos mirando municípios pelo país à indisponibilidade das principais instituições nacionais, o cibercrime trouxe novos desafios às gestões...