Portais municipais da FECAM voltam a funcionar após ataque cibernético

Órgão passava por um processo de migração de tecnologias e sistemas quando sofreu incidente, mas comunicado ressaltou que os novos portais não foram afetados e nenhum dado foi comprometido

Compartilhar:

A FECAM, federação de consórcios, associações e municípios, informou ao mercado que os portais municipais que foram afetados por conta de um ataque hacker, voltaram a funcionar nesta quinta-feira (02) e já se encontram disponíveis para o acesso dos usuários. A federação estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

 

Segundo informações da FECAM, os novos portais e sistemas não foram afetados e nenhum dado foi comprometido por conta do incidente. O trabalho de monitoramento e correção de falhas do sistema antigo continuam e, por conta disso, alguns módulos podem apresentar instabilidade momentânea.

 

“Nossa equipe de TI realizou o diagnóstico da invasão e aplicou as medidas necessárias para corrigir as falhas de segurança do sistema antigo. Todas as evidencias do ataque já foram coletadas e encaminhadas para as tratativas legais cabíveis através de boletim de ocorrência”, diz nota divulgada.

 

O caso aconteceu nesta quarta-feira (01) e os criminosos chegaram a divulgar mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19.

 

Ao tomar conhecimento da situação, a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Os novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado sobre o caso na íntegra:

 

“A FECAM – Federação de consórcios, associações e municípios, informa que os portais municipais que sofreram um ataque criminoso nessa quarta-feira (01), já estão online e disponíveis para acesso.

 

Nossa equipe de TI realizou o diagnóstico da invasão e aplicou as medidas necessárias para corrigir as falhas de segurança do sistema antigo. Todas as evidencias do ataque já foram coletadas e encaminhadas para as tratativas legais cabíveis através de boletim de ocorrência.

 

Informamos também que os novos portais e sistemas não foram afetados devido a serem desenvolvidos com as melhores práticas e tecnologias do mercado, assim como também, os dados não foram comprometidos.

 

Continuamos o trabalho de monitoramento e correção de falhas do sistema antigo, por isso alguns módulos poderão ainda apresentar instabilidade momentânea. Reforçamos o convite para que os municípios utilizem a nova plataforma de portais o mais breve possível.

 

Agradecemos a paciência e continuamos o trabalho e comprometimento de fornecer o melhor em serviços e tecnologias para os municípios, associações e consórcios Catarinenses”.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Gestão de Exposição ganha força na era da IA

Com ambientes fragmentados, shadow IA e riscos distribuídos, a Segurança de hoje exige uma visão 360º. Para Arthur Capella, Senior...
Security Report | Destaques

Incidente em provedora vaza dados de clientes da OpenAI

Companhia responsável pela criação do ChatGPT informou aos usuários de seus serviços de API que dados pessoais como nomes, e-mails...
Security Report | Destaques

Ciberataque na Asahi Group pode ter exposto dados de quase 2 milhões de pessoas

A companhia anunciou em atualização publicada no site oficial que o incidente, causado por um ransomware, possivelmente atingiu clientes da...
Security Report | Destaques

Koin reduz vulnerabilidades críticas com Segurança em cloud

Executivo da fintech apontou que estratégia visava priorizar riscos reais, ganhar visibilidade em ambientes complexos e acelerar o tempo de...