Portais municipais da FECAM voltam a funcionar após ataque cibernético

Órgão passava por um processo de migração de tecnologias e sistemas quando sofreu incidente, mas comunicado ressaltou que os novos portais não foram afetados e nenhum dado foi comprometido

Compartilhar:

A FECAM, federação de consórcios, associações e municípios, informou ao mercado que os portais municipais que foram afetados por conta de um ataque hacker, voltaram a funcionar nesta quinta-feira (02) e já se encontram disponíveis para o acesso dos usuários. A federação estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

 

Segundo informações da FECAM, os novos portais e sistemas não foram afetados e nenhum dado foi comprometido por conta do incidente. O trabalho de monitoramento e correção de falhas do sistema antigo continuam e, por conta disso, alguns módulos podem apresentar instabilidade momentânea.

 

“Nossa equipe de TI realizou o diagnóstico da invasão e aplicou as medidas necessárias para corrigir as falhas de segurança do sistema antigo. Todas as evidencias do ataque já foram coletadas e encaminhadas para as tratativas legais cabíveis através de boletim de ocorrência”, diz nota divulgada.

 

O caso aconteceu nesta quarta-feira (01) e os criminosos chegaram a divulgar mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19.

 

Ao tomar conhecimento da situação, a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Os novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado sobre o caso na íntegra:

 

“A FECAM – Federação de consórcios, associações e municípios, informa que os portais municipais que sofreram um ataque criminoso nessa quarta-feira (01), já estão online e disponíveis para acesso.

 

Nossa equipe de TI realizou o diagnóstico da invasão e aplicou as medidas necessárias para corrigir as falhas de segurança do sistema antigo. Todas as evidencias do ataque já foram coletadas e encaminhadas para as tratativas legais cabíveis através de boletim de ocorrência.

 

Informamos também que os novos portais e sistemas não foram afetados devido a serem desenvolvidos com as melhores práticas e tecnologias do mercado, assim como também, os dados não foram comprometidos.

 

Continuamos o trabalho de monitoramento e correção de falhas do sistema antigo, por isso alguns módulos poderão ainda apresentar instabilidade momentânea. Reforçamos o convite para que os municípios utilizem a nova plataforma de portais o mais breve possível.

 

Agradecemos a paciência e continuamos o trabalho e comprometimento de fornecer o melhor em serviços e tecnologias para os municípios, associações e consórcios Catarinenses”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...