Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do público. Operação estava suspensa desde o último dia 18 devido a uma tentativa de ataque cibernético

Compartilhar:

A Polícia Federal informou, por meio de nota publicada em seu site oficial que o sistema de agendamento de emissão de passaportes foi reestabelecido e agora está em pleno funcionamento para o público. Agora, os usuários que demandem esse serviço poderão marcar os próximos passos da retirada do documento por meio do link oferecido pela PF.

 

A operação estava paralisada desde o último dia 18, quando a emissão de novos passaportes foi prejudicada por uma tentativa de ataque cibernético à rede da Polícia. À época, A PF não deu detalhes da natureza desse incidente, mas informou que apenas voltará a imprimir novos documentos quando a integridade dos sistemas for garantida pelas investigações, em favor da proteção dos dados do cidadão.

 

“Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados. A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, acrescentou o alerta anterior da força policial.

 

A nota a qual a Polícia Federal se refere ainda não dava conta de que a indisponibilidade era em decorrência de uma tentativa de ataque cibernético. Todavia, as mesmas orientações à sociedade foram oferecidas naquele momento. Da mesma forma, já reafirmava que os agendamentos já feitos anteriormente estavam mantidos.

 

Sem uma estimativa clara de quando haveria essa retomada, a Polícia recomendou que os usuários sem viagem programada para os 30 dias seguintes aguardassem até a data e horário marcados para os processos de emissão. Já os que pudessem comprovar uma viagem internacional dentro desse período deverão repassar a documentação probatória do trajeto com urgência à unidade emissora mais próxima.

 

“Após a suspensão, a PF realizou a atualização do sistema, possibilitando o restabelecimento do serviço”, concluiu a autoridade ao anunciar o retorno das operações.

 

A Security Report publica, na íntegra, o novo comunicado oferecido pela Polícia Federal:

 

“A Polícia Federal informa que o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela Internet foi restabelecido nesta quarta-feira (24/4), e está em pleno funcionamento.

 

Após a suspensão, a PF realizou a atualização do sistema, possibilitando o restabelecimento do serviço.

 

Os usuários podem acessar as funcionalidades do sistema no seguinte link: https://servicos.pf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...