Polícia de Londres prende romeno que hackeou caixas eletrônicos

Emanual Leahu foi detido em Bacău, na Romênia, por uma equipe especializada de investigação e é acusado de participar em um esquema que roubou £ 1,5 milhão em 2014

Compartilhar:

Segundo informações, o romeno Emanual Leahu fazia parte de uma gangue europeia que invadiu caixas eletrônicos em Londres durante o ano de 2014 através de um malware que eliminava os protocolos de segurança do equipamento.

 

O grupo invadia os caixas eletrônicos fisicamente, para implantar o malware e sacar grandes quantidades de dinheiro. O malware era tão bom que conseguia eliminar rastros e tornava muito difícil localizar os culpados.

 

A polícia obteve a gravação de uma câmera de segurança escondida que registrou um dos membros da gangue, o que permitiu identificá-lo e prendê-lo.

 

Cerca de 51 caixas eletrônicos foram hackeados em Londres, Portsmouth, Bognor Regis, Brighton e Liverpool durante o fim de semana de recesso dos bancos, em maio de 2014.

 

Essa foi a terceira prisão nesse caso, após Grigore Paladi e Teofil Bortos, presos e sentenciados em 2014 e 2015 a 5 e 7 anos de reclusão, respectivamente.

 

De acordo com as autoridades londrinas, os outros dois suspeitos continuam foragidos na Romênia, porém já foram emitidos mandados de prisão nominais.

 

* Com informações do The Hacker News

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365