Polícia Civil prende suspeitos de comprometer credenciais de órgãos públicos

Em ação conjunta das autoridades em São Paulo e Pernambuco, foram também cumpridos mandados de busca e apreensão em endereço da cidade de Olinda. Os indivíduos ainda estariam envolvidos na comercialização de dados sensíveis, fraude de documentos oficiais e ameaças de morte a influenciador digital

Compartilhar:

As Polícias Civis de São Paulo e Pernambuco cumpriram, no início dessa semana, mandados de prisão e busca e apreensão na cidade de Olinda, com o objetivo de desarticular um esquema de comprometimento de credenciais governamentais, fraude de documentação oficial e ameaças contra indivíduos nas mídias sociais. As ações coercitivas foram confirmadas pelo Secretário de Segurança Pública paulista, Guilherme Derrite.

 

De acordo com informações apuradas pela CNN Brasil, um dos detidos é Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, que admitiu, em depoimento às autoridades, que teve acesso a credenciais governamentais comprometidas por meio de grupos no Telegram. Entre essas credenciais estava o login de um policial militar, que permitiu ao rapaz consultar dados sigilosos na plataforma “Polícia Ágil”, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

 

Através desses acessos indevidos, os dois indivíduos foram ainda capazes de manipular documentos oficiais das autoridades, incluindo a criação de falsos mandados de prisão contra desafetos deles. Os suspeitos também estariam envolvidos com a comercialização dessas credenciais em fóruns de vazamento de dados, vendendo e comprando tais dados por preços variados entre R$ 20 e R$ 40.

 

“Ele confessou, inclusive, que tinha acesso a todos os sistemas das polícias do Brasil, sistemas do Poder Judiciário, entre outros, e pelo histórico que vimos em computador encontrado nas buscas, essas informações realmente são verdadeiras. Ele não apenas confessou, como também tinha elementos no computador dele comprovando essa invasão”, disse o delegado Eronides Meneses.

 

O indivíduo detido também seria o autor de um e-mail contendo ameaças de morte contra o youtuber Felipe Bressanim Pereira, ou Felca, devido ao seu papel central nos novos debates acerca da adultização de crianças nas mídias sociais. O influenciador digital é responsável por publicar um vídeo denunciando essa prática dentro de perfis públicos na rede.

 

“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender, em Pernambuco, um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, escreveu Derrite em postagem em seu perfil no Instagram.

 

Os suspeitos foram autuados por invasão de dispositivo informático, ameaça, perseguição e associação criminosa em ambiente virtual. Cayo Lucas já era investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. Os dois devem passar por uma audiência de custódia.

 

*Com informações da Agência Brasil, do Portal G1, da CNN Brasil e da Folha de Pernambuco

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proibir uso de IA pode brecar inovação, dizem especialistas

Especialistas debatem como equilibrar inovação e proteção no uso da Inteligência Artificial, destacando a importância da governança, boas práticas e...
Security Report | Destaques

Proteção em TI precisa incluir cadeia de fornecedores, diz CISO da Natura

Cadeia de fornecedores exige nova abordagem de segurança cibernética, defende CISO da Natura em Keynote sobre proteção de TI focada...
Security Report | Destaques

Machine Learning ajuda na proteção de dados da Bolsa de Valores

Durante o segundo dia do Security Leaders Nacional 2025, o Painel de Debate discute resiliência cibernética e uso de machine...
Security Report | Destaques

Metade dos usuários já compartilham dados com plataformas de IA

Especialistas discutem riscos, oportunidades e a necessidade de governança no uso da Inteligência Artificial durante painel no Security Leaders Nacional.