[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Pesquisa revela urgência crescente para a convergência entre Observabilidade e Segurança

Pesquisa diz que 94% dos CIOs indicam que estender uma cultura de DevSecOps para mais times é a melhor forma de acelerar a transformação digital e impulsionar soluções mais rápidas e seguras

Compartilhar:

A Dynatrace anunciou os resultados de sua mais recente pesquisa global independente com 1.300 CIOs (Chief Information Officer) e gerentes seniores de DevOps em grandes organizações. Entre as descobertas, destaque para a crescente dificuldade das equipes em manter a confiabilidade e a segurança no processo de desenvolvimento de software, devido à alta demanda por ciclos de lançamento contínuos e a complexidade dos ambientes nativos em Nuvem, que aumentam os riscos de que defeitos e vulnerabilidades não detectados possam escapar para a produção.  

 

Os CIOs e líderes de DevOps estão olhando para os processos de DevSecOps, a convergência entre observabilidade e segurança e o aumento do uso de Inteligência Artificial (IA) e automação para equilibrar a inovação acelerada com confiabilidade e segurança. A pesquisa revela o seguinte: 

 

– 90% das organizações dizem que a transformação digital acelerou nos últimos 12 meses. 

– 78% das organizações implementam atualizações de software a cada 12 horas ou menos, e 54% dizem que o fazem pelo menos uma vez a cada duas horas. 

– As equipes de DevOps gastam quase um terço (31%) de seu tempo em tarefas manuais que envolvem a detecção de problemas e vulnerabilidades de qualidade de código, afetando o tempo dedicado à inovação. 

– 55% das organizações são forçadas a fazerem concessões entre qualidade, segurança e experiência dos usuários para atender à necessidade de uma rápida transformação. 

– 88% dos CIOs dizem que a convergência das práticas de observabilidade e segurança será fundamental para a construção de uma cultura DevSecOps, e 90% dizem que aumentar o uso de AIOps será a chave para ampliar essas práticas. 

 

“É difícil para as equipes acelerarem o ritmo da inovação e, ao mesmo tempo, manterem os mais altos padrões de qualidade e segurança”, afirma Bernd Greifeneder, Fundador e CTO da Dynatrace. “Implementações de software mais frequentes, combinadas com arquiteturas em Nuvem complexas, facilitam a fuga de erros e vulnerabilidades para a produção, onde afetam a experiência dos clientes e criam riscos. Simplesmente não há tempo suficiente no dia para as equipes testarem o código tão minuciosamente da mesma forma que havia quando trabalhavam com apenas uma única implantação mensal, mas não há margem para erro na economia sempre ativa e ultracompetitiva de hoje. Alguma coisa precisa mudar.” 

 

As conclusões adicionais da pesquisa incluem: 

 

– As organizações planejam aumentar em 35% os gastos com automação de desenvolvimento, segurança e operações até 2024, conforme investem mais em testes contínuos de qualidade de software (54%) e segurança (49%) na produção, detecção automática de vulnerabilidade e bloqueio (41%) e automação de validação de lançamento (35%). 

– 70% dos CIOs dizem que precisam melhorar sua confiança na precisão das decisões da Inteligência Artificial antes de automatizar o pipeline de CI/CD. 

-94% dos CIOs dizem que estender uma cultura DevSecOps para mais equipes é fundamental para acelerar a transformação digital e impulsionar lançamentos de software mais rápidos e seguros. 

 

“As organizações sabem que as abordagens manuais não são escaláveis”, destaca Greifeneder. “As equipes não podem perder tempo priorizando e solucionando problemas em salas de guerra. Eles precisam trabalhar juntos para impulsionar inovações mais rápidas e seguras. A automação e práticas modernas de entrega, como DevSecOps, são essenciais para isso, mas as equipes precisam confiar que sua Inteligência Artificial está trazendo conclusões certas. Para conseguir isso, as organizações precisam de uma plataforma unificada, que tenha a capacidade de convergir dados de observabilidade e segurança para eliminar os silos entre as equipes. Ao reunir seus dados e reter seu contexto, as equipes de DevOps e de segurança podem revelar os insights de que precisam por meio da Inteligência Artificial Causal. Isso permite que eles aproveitem a automação inteligente para fornecer rapidamente aplicações seguras e de alta performance que encantam seus usuários.”

 

O relatório é baseado em uma pesquisa global com 1.300 CIOs e profissionais de TI sênior envolvidos no gerenciamento de DevOps em grandes empresas com mais de 1.000 colaboradores, conduzida pela Coleman Parkes e encomendada pela Dynatrace. A amostra incluiu 200 entrevistados nos EUA, 100 na América Latina, 600 na Europa, 150 no Oriente Médio e 250 na Ásia-Pacífico. 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

50% dos profissionais financeiros foram alvos de incidentes cibernéticos em 2023

Diante dos desafios da transformação tecnológicos, a Genetec ponta como caminho a convergência das soluções de segurança patrimonial e cibernética...
Security Report | Overview

Malwares focam esforços aos serviços de nuvem em telecom, revela estudo

Segundo informou a análise de ameaças da Netskope, o setor possui uma margem de 7% no número de ataques em...
Security Report | Overview

Risco de Ciberataques nas Olimpíadas reforçam demanda por Segurança preventiva

Eventos internacionais de grande porte como os Jogos Olímpicos tendem a se tornar importantes alvos do cibercrime, devido à exposição...
Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...