Pesquisa revela impulso nos investimentos em Segurança de mainframes

Pesquisa organizada pela BMC destaca a inovação em mainframes como força competitiva para empresas modernas

Compartilhar:

A BMC apresenta os resultados da sua 18a pesquisa anual sobre mainframes, que reforça o valor de mainframe e seu crescimento contínuo como uma plataforma para inovação.

Uma nova apreciação para a resiliência e escalabilidade do mainframe surgiu da grande dependência na tecnologia pela mudança no cenário digital decorrente  da pandemia da COVID-19. A pesquisa deste ano da BMC, com mais de 800 executivos e profissionais técnicos, mostrou algumas tendências:

– 94% dos respondentes têm uma percepção positiva do mainframe e 63% relataram um aumento de investimento em mainframes ao longo do último ano.

– Conformidade e segurança continuam como as principais prioridades para os usuários de mainframe – uma prioridade que surgiu primeiramente em 2019.

– DevOps e AIOps continuam a crescer no mainframe, enquanto o volume de dados e o número de bancos de dados continuam a crescer de forma significativa.

– A nuvem surgiu como uma das quatro  prioridades principais para o próximo ano para 35% dos respondentes, com interesse crescente na implantação de tecnologias de nuvem, como armazenamento e backups em nuvem.

Os resultados da pesquisa corroboram também a necessidade das organizações fortalecerem seus processos de mainframe corporativo com ferramentas que entreguem maior velocidade, confiabilidade e segurança.

Conformidade e segurança são principais prioridades

Conformidade e segurança lideram a lista de prioridades das organizações de mainframe, com 61% dos respondentes citando estes dois fatores como principais problemas, seguidos da otimização de custos (49%), aprimoração da automação (41%), e recuperação de dados (40%).

Estas prioridades correspondem ao aumento de uso de soluções PII (Personally Identified), um aumento de 7% em respondentes usando uma solução dedicada de segurança da informação para mainframes e gerenciamento de eventos (SIEM) desde 2021, com monitoramento de usuários privilegiados e controle de acesso, e serviços de simulação de ataques externos.

 

“Nossa pesquisa destaca que as empresas que investem na modernização do desenvolvimento de aplicações e práticas de operações no mainframe apresentam uma inovação significativamente mais rápida, atingindo altos níveis de resiliência,” disse John McKenny, vice-presidente sênior e gerente geral de Intelligent Z Optimization and Transformation.

“À medida em que a inovação em mainframes continua, as organizações que não estão investindo no mainframe colocam seus negócios e seus clientes em um risco significativo.”

Inovação contínua do DevOps e crescimento do AIOps previstos para o próximo ano 

O crescimento do mainframe enfatiza a inovação e um aumento no uso de DevOps e AIOps para gerar resultados de mundo real.

Sessenta e dois por cento dos respondentes relataram usar práticas DevOps no mainframe, reconhecendo a necessidade de rapidamente atualizar aplicações centrais para acompanharem as demandas da empresa e melhorarem a qualidade do desenvolvimento de aplicações.

O uso de AIOps em ambientes mainframe e não-mainframe cresceu de forma considerável, de 25% em 2021 para 32% em 2023. Foram reduzidos desafios na implementação de AIOps incluindo custos, complexidade e a necessidade de equipes especializadas.



Os usuários atuais relatam melhor uptime, assim como da capacidade de detectar problemas rapidamente, além de compreender tendências futuras como os maiores valores entregues pelo AIOps.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Dia da Internet: Phishing e data leak são duas das maiores ameaças ao usuário

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a crescente de tentativas de golpes no ambiente online também se torna uma realidade....
Security Report | Overview

Especialistas alertam para novos modelos personalizados de golpe com QR Code

Especialistas da Check Point Software identificaram novos ataques cibernéticos conhecidos por Quishing e explicam como evitar tais golpes...
Security Report | Overview

61% das empresas aumentarão investimento em Cloud Security, segundo relatório

As organizações participantes do estudo estimam que o aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem alcance os 37%, em...
Security Report | Overview

CTIR Gov emite recomendações de enfrentamento ao ransomware Black Basta

Em informe publicado no site oficial da organização, foram trazidas outras informações a respeito do malware, que tem mirado especificamente...