89% dos líderes de TI temem impactos na Cibersegurança com falhas na GenAI

O novo estudo da Sophos constatou que, apesar dessas preocupações, 65% das empresas já adotaram recursos de inteligência artificial generativa (GenAI)

Compartilhar:

A Sophos divulgou um novo relatório, intitulado “Beyond the Hype: The Businesses Reality of AI for Cybersecurity”, em que entrevistou 400 líderes de TI sobre o uso de IA na segurança. A pesquisa constatou que, apesar de 65% terem adotado recursos de inteligência artificial generativa (GenAI), 89% dos gestores de TI estão preocupados de que as falhas nas ferramentas de cibersegurança da GenAI coloquem suas organizações em risco.

 

Além disso, de acordo com a nova pesquisa do Sophos X-Ops – “Cybercriminals Still Not Getting on the AI Train (Yet)” – também divulgada recentemente, houve uma leve, mas notável, mudança na forma como os cibercriminosos usam a IA.

 

Após investigar diversos fóruns clandestinos, a equipe de especialistas descobriu que, embora ainda haja ceticismo em relação à GenAI, alguns criminosos estão usando a tecnologia para automatizar tarefas rotineiras, como a criação de e-mails em massa e a análise de dados e outros estão incorporando-a em kits de ferramentas de spam e engenharia social.

 

“Como em muitas outras coisas na vida, o lema em relação às ferramentas de GenAI deve ser ‘confie, mas verifique’. Na verdade, não ensinamos as máquinas a pensar, simplesmente fornecemos a elas o contexto para acelerar o processamento de excesso de dados”, afirma Chester Wisniewski, diretor de CTO de campo global da Sophos. “O potencial dessas ferramentas para acelerar tarefas de segurança é incrível, mas ainda requer o contexto e a compreensão de seus supervisores humanos para que esse benefício seja posto em prática”, completa o executivo.

 

Com alguma forma de IA incorporada à infraestrutura de segurança cibernética de 98% das organizações pesquisadas, os líderes de TI expressaram preocupação com o possível excesso de confiança na tecnologia, sendo que 87% dos entrevistados afirmaram apreensão em relação à consequente falta de responsabilidade pela cibersegurança.

 

A GenAI e a redução de burnout

Organizações de diferentes tamanhos expressaram prioridades distintas para a utilização de GenAI. Enquanto as grandes empresas – aquelas com mais de mil funcionários – estão priorizando a proteção aprimorada, os entrevistados de companhias de 50 a 99 funcionários classificaram a redução do burnout como o principal benefício que eles esperam das ferramentas de GenAI.

 

No entanto, para complicar a situação, em todos os tamanhos de companhias, 84% dos entrevistados disseram se preocupar com a pressão para reduzir o número de profissionais de segurança cibernética devido a expectativas irrealistas sobre a capacidade da IA de substituir os operadores humanos.

 

Outras descobertas importantes do relatório “Beyond the Hype” são:

 

Custos da GenAI são difíceis de quantificar: 75% dos líderes de TI concordam que os custos da GenAI em produtos de cibersegurança são difíceis de quantificar;

 

Empresas estão contando com a economia da GenAI: embora 80% dos líderes de TI acreditem que a GenAI aumentará significativamente o custo das ferramentas de segurança cibernética, a maioria das organizações acredita que a tecnologia oferece um caminho para reduzir os gastos gerais com cibersegurança, com 87% dos entrevistados acreditando que a economia da GenAI compensará os custos.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Gap de talentos e volume de ameaças são alguns dos riscos mais comuns nas empresas

Baixa maturidade em Cibersegurança, volume massivo de ataques, proteção insuficiente na nuvem, são alguns dos sinais de alerta que precisam...
Security Report | Overview

Ciberameaças com IA podem alcançar o setor imobiliário em 2026?

O Boletim de Segurança divulgado antecipa ataques mais profissionais, aumentando a fraude com NFC e trojan bancários distribuídos pelo WhatsApp
Security Report | Overview

Instituto Martec fortalece educação em Cibersegurança com nova parceria

Colaboração entre organizações busca capacitar jovens de baixa renda e promover cultura de segurança no ambiente on-line
Security Report | Overview

ANPD divulga iniciativa para esclarecer conceitos do ECA Digital

Iniciativa busca eliminar dúvidas e ambiguidades de terminologia do recém-sancionado ECA Digital, a fim de garantir a aplicação segura da...