89% dos líderes de TI temem impactos na Cibersegurança com falhas na GenAI

O novo estudo da Sophos constatou que, apesar dessas preocupações, 65% das empresas já adotaram recursos de inteligência artificial generativa (GenAI)

Compartilhar:

A Sophos divulgou um novo relatório, intitulado “Beyond the Hype: The Businesses Reality of AI for Cybersecurity”, em que entrevistou 400 líderes de TI sobre o uso de IA na segurança. A pesquisa constatou que, apesar de 65% terem adotado recursos de inteligência artificial generativa (GenAI), 89% dos gestores de TI estão preocupados de que as falhas nas ferramentas de cibersegurança da GenAI coloquem suas organizações em risco.

 

Além disso, de acordo com a nova pesquisa do Sophos X-Ops – “Cybercriminals Still Not Getting on the AI Train (Yet)” – também divulgada recentemente, houve uma leve, mas notável, mudança na forma como os cibercriminosos usam a IA.

 

Após investigar diversos fóruns clandestinos, a equipe de especialistas descobriu que, embora ainda haja ceticismo em relação à GenAI, alguns criminosos estão usando a tecnologia para automatizar tarefas rotineiras, como a criação de e-mails em massa e a análise de dados e outros estão incorporando-a em kits de ferramentas de spam e engenharia social.

 

“Como em muitas outras coisas na vida, o lema em relação às ferramentas de GenAI deve ser ‘confie, mas verifique’. Na verdade, não ensinamos as máquinas a pensar, simplesmente fornecemos a elas o contexto para acelerar o processamento de excesso de dados”, afirma Chester Wisniewski, diretor de CTO de campo global da Sophos. “O potencial dessas ferramentas para acelerar tarefas de segurança é incrível, mas ainda requer o contexto e a compreensão de seus supervisores humanos para que esse benefício seja posto em prática”, completa o executivo.

 

Com alguma forma de IA incorporada à infraestrutura de segurança cibernética de 98% das organizações pesquisadas, os líderes de TI expressaram preocupação com o possível excesso de confiança na tecnologia, sendo que 87% dos entrevistados afirmaram apreensão em relação à consequente falta de responsabilidade pela cibersegurança.

 

A GenAI e a redução de burnout

Organizações de diferentes tamanhos expressaram prioridades distintas para a utilização de GenAI. Enquanto as grandes empresas – aquelas com mais de mil funcionários – estão priorizando a proteção aprimorada, os entrevistados de companhias de 50 a 99 funcionários classificaram a redução do burnout como o principal benefício que eles esperam das ferramentas de GenAI.

 

No entanto, para complicar a situação, em todos os tamanhos de companhias, 84% dos entrevistados disseram se preocupar com a pressão para reduzir o número de profissionais de segurança cibernética devido a expectativas irrealistas sobre a capacidade da IA de substituir os operadores humanos.

 

Outras descobertas importantes do relatório “Beyond the Hype” são:

 

Custos da GenAI são difíceis de quantificar: 75% dos líderes de TI concordam que os custos da GenAI em produtos de cibersegurança são difíceis de quantificar;

 

Empresas estão contando com a economia da GenAI: embora 80% dos líderes de TI acreditem que a GenAI aumentará significativamente o custo das ferramentas de segurança cibernética, a maioria das organizações acredita que a tecnologia oferece um caminho para reduzir os gastos gerais com cibersegurança, com 87% dos entrevistados acreditando que a economia da GenAI compensará os custos.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Pesquisa detecta setor de aviação na mira de roubo de dados e spyware

Análise conduzida pela Cipher aponta que ataques no setor devem crescer nos próximos anos, com o objetivo de roubar dados...
Security Report | Overview

Repetição de senhas ainda é prática recorrente nas empresas, aponta relatório

Ainda de acordo com análise publicada pela NordPass, outros hábitos de risco com palavras chave também não foram vencidos, como...
Security Report | Overview

Nova campanha ‘ComprovanteSpray’ rouba credenciais bancárias via WhatsApp

Usuário recebe falso comprovante bancário e, ao abrir o arquivo, ativa um código oculto que rouba seus dados financeiros
Security Report | Overview

Quais as vulnerabilidades mais críticas dos navegadores mobile?

Análise da ESET destaca falhas no Chrome, Safari e Firefox que permitem roubo de dados e ataques remotos em sistemas...