O perfil oficial do Esporte Clube Vitória na rede social X (antigo Twitter) foi invadido por cibercriminoso em ato de hacktivismo. As postagens publicadas durante o incidente incluíram comentários provocativos sobre a derrota do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A direção do Vitória assegurou que todas as postagens comprometidas serão restauradas, devolvendo a normalidade à rede social do clube.
Guilherme Queiroz, diretor de marketing do time, emitiu uma declaração acerca do ataque cibernético. “Estamos utilizando todas as ferramentas de segurança e acionando o suporte técnico para recuperar nossa rede e restabelecer a ordem. É o caminho que precisamos seguir, contamos com empresas especializadas para nos fornecer o suporte necessário”, afirmou Queiroz para portais de notícias do estado.
A Security Report entrou em contato com a assessoria do Esporte Clube Vitória, mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno.
Futebol e ataques hackers
Não é a primeira vez que times de futebol passam por uma invasão cibercriminosa. Em agosto do ano passado, o Cuiabá Esporte Clube teve sua conta oficial no Instagram suspensa temporariamente após suposto ciberataque. Na época, o perfil possuía mais de 300 mil seguidores no Instagram antes da suspensão.
O Palmeiras também já foi atingido por um incidente cibernético, em agosto de 2022. Na ocasião, o ataque afetou o portal responsável pela venda de ingressos do clube, acarretando na suspensão das vendas dos tickets para uma partida da Copa Libertadores, contra o Atlético Mineiro. No mesmo ano, o canal de vídeos e transmissões do YouTube do Flamengo, o FlaTV, também foi atingido por uma invasão hacker.