Os ataques no modelo ransomware nunca afetaram tanto as organizações em 2020. Para debater esse cenário crítico que vem assolando o Brasil nos últimos meses, a TVD em parceria com a Trend Micro, vai reunir no dia 08 de dezembro às 10h líderes da Allianz, Eurofarma, Serasa Experian, CPFL Energia, Cogna Educação, SENAC São Paulo e Secretaria da Saúde-SP. O objetivo é discutir como essa pandemia de ransomware vem impactando as empresas e quais as melhores práticas para combater essa praga cibernética.
Até porque, as tendências de ameaças assustam a comunidade de Segurança da Informação em todo mundo. O mais recente estudo da Trend Micro, o Fast Facts, aponta que o Brasil teve grande número de ameaças no mês de outubro de 2020, com 2,07 milhões de arquivos maliciosos detectados, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo.
Globalmente, foram 36.8 milhões de detecções só no estilo ransomware. O setor de governo foi o primeiro no ranking como a principal indústria mais atacada, seguida pelos segmentos de manufatura e saúde.
De fato, o governo está na mira do cibercrime. No mês passado, uma onda de ataques cibernéticos assolou diferentes órgãos públicos, sendo que o mais grave foi no Superior Tribunal de Justiça, que foi vítima de investida no modelo ransomware tendo dados criptografados impactando o funcionamento dos sistemas. O STJ levou uma semana para recuperar dados e voltar com o funcionamento dos trabalhos.
A Secretaria de Economia do Distrito Federal, STE e Ministério da Saúde também tiveram sistemas afetados por diversas modalidades de ataques, o que impactou na contagem dos votos do primeiro turno das eleições municipais, no caso do STE, e prejudicou a divulgação dos números oficiais da Covid-19 no país, no caso do Ministério da Saúde. Além disso, dados de mais de 243 milhões de brasileiros foram expostos devido a falhas no sistema do órgão.
Ainda de acordo com o relatório da Trend Micro, quando considerado o acumulado do trimestre finalizado em outubro, o Brasil registrou um crescimento de 59% nas incidências de malware quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Os números mostram como o momento é preocupante e os casos mais impactantes de ransomware serão discutidos durante a mesa redonda.
Neste debate, mediado pela jornalista e diretora da Security Report, Graça Sermoud, participam Luiz Adriano Frare, Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia na SENAC São Paulo; Alex Amorim, CISO | DPO da Cogna Educação; Cassio Menezes, DPO da Allianz; Emerson Cardoso, CISO da CPFL Energia; Eduardo Anselmo, Global Manager of Data Protection & Cybersecurity Strategy da Serasa Experian; Fernando Galdino, Head of Cyber Security and IT Governance LATAM da Eurofarma; Roberto Greenhalgh, gestor de TI da Secretaria da Saúde de SP; e Cesar Candido, diretor de Vendas LATAM da Trend Micro.
As inscrições estão abertas e são gratuitas.