Pandemia de Ransomware, quem está preparado?

Líderes da Allianz, Eurofarma, Serasa Experian, CPFL Energia, Cogna Educação, SENAC São Paulo e Secretaria da Saúde-SP debatem cenário da principal praga cibernética que assola organizações brasileiras, além de ações efetivas de combate. A mesa redonda na TVD será na terça, dia 08 às 10h

Compartilhar:

Os ataques no modelo ransomware nunca afetaram tanto as organizações em 2020. Para debater esse cenário crítico que vem assolando o Brasil nos últimos meses, a TVD em parceria com a Trend Micro, vai reunir no dia 08 de dezembro às 10h líderes da Allianz, Eurofarma, Serasa Experian, CPFL Energia, Cogna Educação, SENAC São Paulo e Secretaria da Saúde-SP. O objetivo é discutir como essa pandemia de ransomware vem impactando as empresas e quais as melhores práticas para combater essa praga cibernética.

 

Até porque, as tendências de ameaças assustam a comunidade de Segurança da Informação em todo mundo. O mais recente estudo da Trend Micro, o Fast Facts, aponta que o Brasil teve grande número de ameaças no mês de outubro de 2020, com 2,07 milhões de arquivos maliciosos detectados, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo.

 

Globalmente, foram 36.8 milhões de detecções só no estilo ransomware. O setor de governo foi o primeiro no ranking como a principal indústria mais atacada, seguida pelos segmentos de manufatura e saúde.

 

De fato, o governo está na mira do cibercrime. No mês passado, uma onda de ataques cibernéticos assolou diferentes órgãos públicos, sendo que o mais grave foi no Superior Tribunal de Justiça, que foi vítima de investida no modelo ransomware tendo dados criptografados impactando o funcionamento dos sistemas. O STJ levou uma semana para recuperar dados e voltar com o funcionamento dos trabalhos.

 

A Secretaria de Economia do Distrito Federal, STE e Ministério da Saúde também tiveram sistemas afetados por diversas modalidades de ataques, o que impactou na contagem dos votos do primeiro turno das eleições municipais, no caso do STE, e prejudicou a divulgação dos números oficiais da Covid-19 no país, no caso do Ministério da Saúde. Além disso, dados de mais de 243 milhões de brasileiros foram expostos devido a falhas no sistema do órgão.

 

Ainda de acordo com o relatório da Trend Micro, quando considerado o acumulado do trimestre finalizado em outubro, o Brasil registrou um crescimento de 59% nas incidências de malware quando comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Os números mostram como o momento é preocupante e os casos mais impactantes de ransomware serão discutidos durante a mesa redonda.

 

Neste debate, mediado pela jornalista e diretora da Security Report, Graça Sermoud, participam Luiz Adriano Frare, Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia na SENAC São Paulo; Alex Amorim, CISO | DPO da Cogna Educação; Cassio Menezes, DPO da Allianz; Emerson Cardoso, CISO da CPFL Energia; Eduardo Anselmo, Global Manager of Data Protection & Cybersecurity Strategy da Serasa Experian; Fernando Galdino, Head of Cyber Security and IT Governance LATAM da Eurofarma; Roberto Greenhalgh, gestor de TI da Secretaria da Saúde de SP; e Cesar Candido, diretor de Vendas LATAM da Trend Micro.

 

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...