Em 2019, a pandemia de covid-19 trouxe dois novos desafios para diversas empresas, a Padtec foi uma das que precisaram apostar na tecnologia de acordo com o que a demanda exigia naquele momento. O primeiro deles foi o repentino crescimento da demanda pelas soluções fornecidas pela empresa, o que fez com que ela aumentasse em 25% sua capacidade de produção.
“Nosso crescimento tem sido exponencial desde então, devido à forte demanda dos provedores de Internet para oferecer suporte às comunicações dos clientes na pandemia”, explica Anderson Pedroso, analista de Redes da Padtec.
Ao mesmo tempo em que crescia, a Padtec tinha que enfrentar a outra particularidade desse cenário: o de fazer a transição de seus próprios colaboradores para o trabalho remoto. Com a recente tecnologia adquirida, o impacto da mudança foi praticamente nulo para a empresa. “Esse foi um aspecto muito elogiado pela nossa diretoria. Antes da pandemia, tínhamos apenas um dia na semana de home office. Em março de 2020, colocamos 90% de nossos colaboradores trabalhando remotamente e não tivemos nenhum problema com VPN ou sobrecarga dos firewalls, a transição foi imediata”, comemora.
O cenário de crescimento e de trabalho híbrido levou a Padtec a integrar novas soluções em sua plataforma de segurança para proteger ainda mais sua rede em expansão. Com o FortiClient EMS integrado ao Security Fabric, a empresa de telecomunicações aprimorou a segurança dos dispositivos de seus funcionários com antivírus, análise de vulnerabilidades, firewall de aplicação, inventário de software, web filter e VPN segura. Outra grande vantagem do FortiClient EMS é o fato da ferramenta ser leve, o que ajudou na adesão da equipe.
“A gestão centralizada foi fundamental para nós e o FortiClient EMS funcionou perfeitamente nesse sentido: hoje temos uma visão completa dos dispositivos dos funcionários, o que costumava ser um grande desafio para nós. Também posso ver a lista de softwares de cada máquina, verificar se tenho antivírus ou sistemas desatualizados ou se há vulnerabilidades de CVE disponíveis, o que me permite agendar o patch automático ou manualmente”, explica Pedroso.
A empresa também precisava melhorar as conexões VPN com um balanceador de links. O FortiGLSB foi então implementado para orquestrar e balancear VPNs no ambiente da Padtec. Isso permitiu que os usuários se conectassem a vários links WAN por meio de uma URL, sem ter que alternar as conexões em caso de picos de tráfego inesperados ou falhas de links. De acordo com a equipe de TI da Padtec, o FortiGLSB melhorou muito a conectividade site-to-client.
Foco no crescimento sustentável
O momento agora é de expansão. “Queremos abrir escritórios em novos países, principalmente na América do Norte”, diz Anderson. A equipe de TI da Padtec também é usuária ativa do Fortinet NSE Training Program, os cursos online permitem que eles estejam sempre atualizados e conheçam melhor as capacidades das ferramentas que utilizam. “Eu realmente vejo os cursos como um diferencial. O conhecimento ali contido acaba nos ajudando com a nossa formação, além de ser muito gratificante poder se especializar nas ferramentas que você tem dentro de casa”, conclui.