Organizações precisam avançar com a maturidade em Segurança

Em entrevista à Security Report, o Country Manager da Veeam Brasil, José Junior, considera que essa maturidade tem mudado a figura do CSO e CISO, deixando de ser essencialmente técnico para apostar no negócio

Compartilhar:

Segundo o Veeam Ransomware Trends Report 2022, 72% das organizações tiveram ataques parciais ou completos em seus repositórios de backup, impactando drasticamente sua capacidade de recuperar dados sem pagar o resgate. Das organizações pesquisadas, a maioria (76%) das vítimas pagou o resgate para encerrar um ataque e recuperar dados. Enquanto 52% pagaram e conseguiram recuperar os dados, 24% efetuaram o pagamento, mas não conseguiram obter os dados de volta.

 

Para José P. Leal Junior, Country Manager da Veeam Brasil, executivo recém anunciado no cargo, destaca que a pandemia forçou as empresas a revisarem seus ambientes tecnológicos e que esse avanço na Transformação Digital, causou também um certo investimento por parte das empresas que precisaram correr atrás de outras tecnologia capazes de suportar o modelo remoto.

 

“Um dos principais desafios do mercado continua sendo entender a evolução do portfólio das empresas, além disso, fazer com que os clientes de fato conheçam o que temos para oferecer, são poucas organizações que têm um time grande no Brasil”, comenta Junior em entrevista concedida à Security Report.

 

Em relação aos constantes incidentes cibernéticos que seguem impactando e causando prejuízos em várias empresas do mercado, o Country Manager comenta que as organizações têm uma questão de maturidade tecnológica, ou seja, em acreditar que algum incidente vai realmente acontecer. Para ele, não se trata de quem ou se será atacado, mas quando. “Essa maturidade tem diminuído muito a figura de TI, CSO e o próprio CISO, deixaram de ser essencialmente técnico para ser uma pessoa de negócios”, explica Junior.

 

O executivo ainda enxerga o para o futuro da Segurança da Informação, que grandes players da indústria vão priorizar cada vez mais proteção de dados, já que se trata de algo considerado o ouro das empresas, e que o cibercrime vem mirando bruscamente no acesso a essas informações.

 

Planos e estratégias

 

Com apenas 10 semanas de atuação, como Country Manager, José P. Leal Junior comemora a oportunidade em fazer parte do time. Segundo Junior, na equipe, há colaboradores maduros e comprometidos e que todo mundo tem o mesmo objetivo, alcançar os resultados que a empresa espera.

 

Com mais de 30 anos de atuação no mercado de TI, o executivo aproveitará a ampla a grande bagagem profissional em canais para atrair novos parceiros para a empresa. “Fechamos o primeiro semestre de 2022 com um crescimento de 83% em número de canais ativos em relação ao ano passado. Durante esse período, a Veeam cresceu muito e se aproximou do segmento Enterprise graças ao investimento em novas contratações em regiões estratégicas e inúmeros cursos de capacitação”, completa José.

 

José P. Leal Junior marcou presença durante a 4ª edição do VeeamON Fórum promovido na manhã desta quinta-feira (15), em São Paulo para debater o atual cenário de proteção de dados no País, apresentar cases e anunciar novidades.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...