Organização dos Estados Americanos lança livro de Cibersegurança no poder Legislativo

O livro da OEA sobre cibersegurança e tecnologias generativas recebeu patrocínio da Fortinet e reforçou o seu compromisso de ambas as instituições em contribuir com as discussões sobre a importância da segurança no ciberespaço ao nível legislativo e continuar a criar um mundo digital confiável

Compartilhar:

A Fortinet anunciou o patrocínio principal do livro “Tecnologias Generativas e o Ciberespaço na Agenda Legislativa”, que é apresentado pela Seção de Apoio às Instituições Legislativas da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo Cluster Fintech de Madrid Capital (MAD Fintech), pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Prospectiva Parlamentar da Escola de Governo da Universidade Austral e pela Bussola Tech.

O livro foi lançado durante o evento “Antecipando o Futuro”, realizado pela Assembleia Legislativa da Costa Rica, e o objetivo é que ele se torne uma importante ferramenta de orientação às instituições legislativas das Américas para iniciativas que buscam regular o uso da inteligência artificial e da segurança cibernética dos cidadãos.

A publicação reúne análises e artigos de legisladores, acadêmicos, representantes de entidades internacionais, especialistas em tecnologias emergentes, em segurança cibernética, direito digital, comunicação e ciência política, e trata de temas que marcarão tendência na agenda legislativa de 2024, representando os interesses dos cidadãos no ciberespaço, legislando sobre o ecossistema digital e supervisionando as políticas públicas inerentes ao desenvolvimento tecnológico nas Américas.

Além disso, o livro traz os 10 princípios orientadores da inteligência artificial e os 10 princípios orientadores da cibersegurança aos cidadãos, que servem de apoio aos Parlamentos e aos fabricantes de tecnologia para que identifiquem um roteiro que permita o desenvolvimento e a implementação adequados de novas tecnologias em um espaço cibernético mais seguro.

Com relação à apresentação do livro, Marc Asturias, vice-presidente de Marketing e Governo da Fortinet para a América Latina, Caribe e Canadá, reforçou a importância de colaborar ativamente na conscientização e na educação em segurança cibernética, pilar fundamental para os governos.



“O nosso objetivo em colaborações como esta é que tanto o setor público como o privado estejam conscientes dos riscos associados à digitalização que estamos imersos e possam aproveitar os seus benefícios para conseguir maior acesso à tecnologia, ao mesmo tempo que mantêm a sociedade segura em um contexto tecnológico em constante evolução”, acrescentou.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: Gatilhos inesperados em prompts de IA podem gerar código inseguro

Alerta para desenvolvedores no Brasil, estudo demonstra como o viés em modelos de IA pode introduzir vulnerabilidades em softwares críticos...
Security Report | Overview

Black Friday multiplica pontos cegos de Segurança nas empresas, alerta pesquisa

Corrida por performance e disponibilidade abre brechas justamente no maior pico de transações do ano
Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...