A Coordenação-Geral de Comunicação Social do Governo anunciou uma nova operação da Polícia Federal. A Operação Tripeiros visa combater uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro.
A ação foi movida pelas autoridades após um ano e meio de investigação contra os supostos chefes da organização, os executores das fraudes e os arregimentadores das pessoas utilizadas como “laranjas” pelo grupo criminoso.
Em apenas um dia, os criminosos chegaram a roubar quase um milhão de reais, que foram distribuídos em contas de laranjas em diversos estados. Cerca de 70 contas foram utilizadas nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A PF também afirmou que os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.
“A Polícia Federal reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade cibernética e à proteção do sistema financeiro nacional, com a expectativa de que a operação contribua para a desarticulação dessa rede criminosa e a recuperação de recursos desviados”, conclui comunicado divulgado pela PF sobre a ação.