OEA e AWS impulsionam debate sobre gestão de risco cibernético

Organizações pretendem analisar o estado da cibersegurança nas Américas e sensibilizar líderes governamentais, empresas e a sociedade em torno do tema

Compartilhar:

Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Amazon Web Services (AWS) publicaram relatório colaborativo e com ele convidam a uma reflexão sobre as oportunidades da economia digital e os riscos da insegurança cibernética.

 

Esta publicação é a segunda de uma série que busca, junto com outras iniciativas, analisar o estado da cibersegurança nas Américas e sensibilizar os líderes governamentais, empresas e a sociedade em geral em torno do tema. O primeiro relatório conjunto foi chamado de “Um chamado à ação para proteger os cidadãos, setor privado e Governo”.

 

Com o título de “Gestão do Risco Cibernético Nacional”, o documento incorpora a análise de quatro marcos estratégicos (governamentais, internacionais, acadêmicos e técnicos) para que os governos possam implementar estratégias que garantam a segurança no ciberespaço aos cidadãos, empresas e administrações. O informe também expõe uma metodologia para a gestão do ciber risco a longo prazo, assim como algumas recomendações para a definição e implementação de indicadores de desempenho.

 

O Secretário Geral da OEA, Luis Almago, assegurou que “um dos principais desafios comuns que os países das Américas – e o mundo inteiro – enfrentam é a necessidade de ter uma agenda integrada em torno da cibersegurança. Com esta publicação, pretendemos impulsionar uma necessária conversa sobre a importância de aprofundamento no processo de digitalização”. O Secretário Geral destacou que “ao mesmo tempo, queremos assegurar que todos estes decisivos avanços sejam feitos de forma segura e sustentável. Este documento é mais um resultado da bem-sucedida colaboração entre a OEA e a Amazon Web Services, que esperamos que seja mantida e ampliada no futuro”.

 

No acordo, Jeff Kratz, Diretor Geral de Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, assinala que, “AWS tem muito interesse em continuar a colaboração com a OEA nas Américas para que as empresas de todos os tamanhos, governos e os cidadãos possam ser mais conscientes e saber como gerir os riscos de segurança cibernética. É importante oferecer conhecimento e recomendações para fortalecer a segurança cibernética”.

 

A publicação conta com a contribuição de Melissa Hathaway, autora principal e membro do Conselho de Regentes no Instituto Potomac para Estudos Políticos. Nos próximos meses, a OEA e AWS lançarão uma publicação que aborda as oportunidades e riscos da cibersegurança para pequenas e médias empresas, assim como outros documentos focados em aumentar o nível de conhecimento para líderes políticos e empresariais de toda região.

 

Para mais informações, acesse o documento.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA