OAB Pernambuco eleva eficiência em Cibersegurança com jornada tecnológica

Diante dos inúmeros casos de ataques cibernéticos, a instituição precisou superar alguns desafios de Segurança, além de garantir uma visibilidade detalhada de todo o ambiente. Em parceria com a Lumu Technologies, a OAB reverteu esse cenário. Case de Sucesso foi destaque na edição regional do Security Leaders, em Recife

Compartilhar:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, que há 90 anos defende os interesses dos advogados no estado, enfrentou recentemente desafios significativos em sua estratégia de Cibersegurança. Com o aumento dos ataques cibernéticos pelo país, a instituição percebeu a necessidade de melhorar sua segurança digital e a visibilidade de seu ambiente de TI.

 

Segundo Lucio Anjos, Gestor de TI da OAB Pernambuco, a Transformação Digital foi um desafio crucial para a instituição, exigindo a integração completa de todos os pontos do ambiente. “Nosso principal ativo são os associados, e proteger essa base é fundamental para oferecer um serviço de qualidade. Sempre me preocupei com a possibilidade de uma invasão cibernética”, afirmou Anjos durante sua apresentação no Security Leaders Recife, na semana passada.

 

Para enfrentar esses desafios, a OAB-PE firmou uma parceria com a Lumu Technologies, buscando simplificar e automatizar a detecção de ameaças. “A Lumu nos trouxe tranquilidade, pois com uma equipe pequena de apenas 10 colaboradores, contar com um sistema que faz as detecções de forma automática é um alívio”, explicou Anjos.

 

Além disso, a instituição criou uma área de desenvolvimento voltada para a criação de um banco de talentos, que já está sendo replicado em outras nove entidades. Anjos também destacou a importância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nesse processo: “A LGPD foi uma aliada importante, permitindo argumentar e justificar muitos investimentos em segurança”, comentou.

 

Jorge Alves, Diretor de Canais da Lumu Technologies, explicou como a plataforma amplia a segurança existente, oferecendo visibilidade detalhada das ameaças. “Nossa solução envia alertas e interpreta os dados em tempo real, mostrando evidências claras dos problemas encontrados”, destacou Alves.

 

Com essa parceria, a OAB-PE não só aumentou sua segurança, mas também garantiu uma resposta mais ágil a possíveis ameaças. “Recebemos relatórios imediatos sobre qualquer incidente, com rastreabilidade completa, o que nos dá a certeza de que estamos protegidos”, concluiu Anjos.

 

A próxima parada do Security Leaders Regional será em Fortaleza. A programação conta com painéis de debates e cases de sucesso, além do keynote de abertura de Clayton Soares, Head de Tecnologia & Inovação da Auto Peças Padre Cícero, que fará uma provocação sobre Segurança e Resiliência Cibernética. As inscrições estão abertas.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...