Em meio ao arsenal de tecnologias que evoluem rapidamente, a Inteligência Artificial (IA) tem apresentado grandes avanços, mudando a forma como as empresas operam. No mundo da Segurança da Informação não é diferente e a IA segue em ritmo acelerado para auxiliar em diversas frentes, principalmente em apostas como detecção e resposta a ameaças. É o que destaca Vasu Jakkal, vice-presidente Corporativa, Segurança, Conformidade, Identidade e Gerenciamento da Microsoft, que enxerga a tecnologia com uma grande aliada da Segruança, capaz de ajudar no entendimento dos riscos cibernéticos.
Para Vasu, trata-se de algo que precisa ser treinado e existem muitas iniciativas sendo testadas na área de serviços financeiros. “Sem IA, não conseguimos proteger em escala. É preciso estruturar nossa defesa e ficar à frente desses ataques. Inteligência artificial faz muito bem à detecção, analisando grandes quantidades de dados”, comenta a executiva durante palestra no FEBRABAN TECH.
A executiva comenta ainda que daqui 3 anos a IA vai se tornar um copiloto, detectando as ameaças, usando os dados de identificação estrategicamente e tomando a decisão sobre os ataques antes mesmo de acontecerem. “Não podemos fazer a transformação digital sem Segurança, por isso é importante olhar para as tendências a aplicar as melhores práticas nos nossos negócios”, completa.